IPTU: Fecomércio SC avalia mais um adiamento do TJSC

Atualizado em 16 outubro, 2014

O Órgão Especial do TJSC adiou pela quinta vez o julgamento da ação contrária à LC 480/2013, que prevê o reajuste do IPTU na Capital entre 50% e 250%, dependendo da razão da utilização e do valor do imóvel.

Vice-presidente da Fecomércio SC e também presidente do Sindicato de Habitação de Florianópolis e Tubarão (Secovi), Fernando Willrich explica que a lei é inconstitucional e impacta não somente o valor do IPTU, como também o do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) que passaria de 2% para 3% e da alíquota para financiamento de imóveis, com reajuste de 0,5% para 3%.

“A matéria é complexa e isso se reflete no julgamento da nossa ação, que divide o TJSC. Nesta última sessão, por exemplo, dos 20 votos, 10 foram a favor da lei e outros 10 contra, de alguma forma, seja total ou parcialmente. Mesmo com a possibilidade da prefeitura aprovar esta lei, entendemos que é necessário o diálogo com as entidades representativas e, principalmente, que a prefeitura se sensibilize e reveja o conteúdo e os reajustes previstos. Afinal, não se pode aprovar uma lei por mero objetivo arrecadatório, com o risco de a prefeitura ter que lidar com uma enxurrada de ações contrárias”, destaca Willrich.

Desde que a Câmara de Vereadores aprovou a LC 480/2013, a prefeitura está em confronto com diversas entidades, entre elas, o Secovi, que também ajuizou a ação em análise no TJSC. A Lei Complementar nº 480/2013 foi aprovada no fim do ano, mas a aplicação do reajuste do IPTU foi suspensa em janeiro de 2014, após liminar do desembargador José Gaspar Rubick. A previsão é que a matéria volte a julgamento no dia 5 de novembro.

Foto: Gabriel Rosa/Agência RBS

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança