Festas de outubro ajudam no crescimento do setor de serviços em SC

Atualizado em 16 dezembro, 2014

A receita do setor de serviços, em Santa Catarina, cresceu 9,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi a quarta maior variação entre as 27 unidades da federação, de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a receita ficou em 10%.

No entanto, para a Fecomércio SC, apesar da pequena retomada no mês, o setor sofre os impactos da desaceleração do comércio (que caiu -2,7% em outubro de 2014, comparado com o mesmo mês do ano passado no Estado) e da indústria que, no acumulado de 2014, recuou -3% no Brasil e -1,7% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Esses números ainda que sejam negativos são melhores que os verificados em meses anteriores. Desse modo, como os serviços andam juntos com a atividade industrial, a suavização das perdas desse setor em outubro provém da pequena reativação da indústria. Ademais, as festas de outubro, que ocorrem em todo o Estado, contribuíram para dar um dinamismo adicional aos serviços.

Nos serviços prestados a família, o crescimento catarinense acumulado em 12 meses foi de 11,5%; serviços de informação e comunicação, 12,0%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 12,9%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 6,6%; e outros serviços 14,5%.

No Brasil, o setor de serviços registrou um crescimento nominal de 5,2%, na comparação com igual mês do ano anterior, inferior à taxa de setembro (6,4%) e superior à de agosto (4,5%). Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 6,8%; os serviços de informação e comunicação, de 2,1%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 11,3%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,1%; e outros serviços, de 11,5%. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses foram 6,5% e 6,8% respectivamente.

Por fim, o resultado do mês de outubro chama atenção para o fato preocupante de já ser o oitavo mês consecutivo que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em outubro, o IPCA dos serviços foi de 8,5% no acumulado de 12 meses. Ou seja, cada vez diminui mais a capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final, situação que, se persistir, tende a trazer impactos negativos mais fortes.

Confira aqui o resultado completo da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Foto: Daniel Zimmermann/Oktoberfest Blumenau
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior