PESQUISA

Verão 2015 registra alta no faturamento do setor terciário e avaliações positivas dos turistas

Atualizado em 12 agosto, 2019

Os turistas que passaram a temporada nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba e São Francisco do Sul gastaram cerca de R$ 480,73 no comércio local, de acordo com os dados apurados pela Fecomércio SC na Pesquisa Verão em Santa Catarina 2015. Outro item analisado foi o total de gastos em hospedagem, transporte, alimentação e lazer em cada cidade. A maior média de gastos foi em Balneário Camboriú, com pouco mais de R$ 4 mil. A Capital, por sua vez, registrou o menor gasto médio dos turistas nestes itens, de R$ 2,2 mil.

Confira a pesquisa completa.

A maioria dos turistas – 89,5% – veio do próprio Brasil, mas os vizinhos argentinos marcaram presença mais uma vez, com 7,6% de participação. Entre os brasileiros, o fator proximidade foi expressivo, sendo que 80% das pessoas vieram da região Sul. Além do Sul, destaque para os 8,9% dos turistas do estado de São Paulo.

O setor de hotelaria teve uma média de 88% de ocupação durante a temporada de verão, sendo que a Capital registrou o maior índice, de 90%. Os turistas permaneceram 5,3 dias, segundo a média estadual. Em Imbituba, o tempo de permanência foi de 6 dias, o maior entre as cidades pesquisadas.

Uma importante parte da pesquisa é a de avaliação do turista e do empresariado local. Cerca de 95% dos turistas da temporada de 2015 pretendem voltar ao Estado. Entre os que não pretendem retornar, a maioria de 57,6% deseja conhecer outros lugares na próxima temporada.

Empresários

Para a temporada de verão 2015, 33,1% dos empresários entrevistados contrataram colaboradores extras, uma média de 5,2 pessoas por estabelecimento comercial. No setor hoteleiro, a expectativa foi maior, com 61,5% dos estabelecimentos realizando contratações.

Entre os principais serviços oferecidos aos clientes, os empresários elencaram como principais: equipe capacitada para atendimento (85,5%), banheiro para clientes (85,3%), cartão de crédito internacional (76,7%) e estacionamento (65,2%).

A variação do faturamento teve resultados positivos, tanto na comparação com a temporada de 2014 como em relação aos meses comuns de 2015. Na média estadual, a percepção dos empresários foi de 7,5% de crescimento em relação ao verão 2014 e de 14,1% de alta, frente ao mês anterior de 2015.

Balneário Camboriú
A cidade registrou o maior gasto médio da pesquisa, de R$ 829,18. O comércio de praias liderou a intenção de visitas do turista, com 46,9%. Para o empresariado local, o faturamento variou 32% em relação à temporada de 2014 e 26% na comparação com o mês anterior à temporada atual.

A maioria dos turistas que veraneou em Balneário Camboriú tem entre 31 e 50 anos, sendo que 58,1% é do sexo feminino.

Florianópolis
O gasto médio no comércio da Capital ficou em R$ 375, 06. No geral, os empresários sentiram uma variação negativa de -3,5% no faturamento em relação a 2014, porém, houve alta de 10,9% na comparação com o mês anterior.

A maioria dos turistas que passou o verão 2015 na Capital – 38,2% – chegou de carro próprio. Outro índice expressivo foi o de 37,2% de pessoas que usaram ônibus regulares. Florianópolis foi a cidade que mais recebeu turistas estrangeiros, com um percentual de 21,2%. Entre estes, a maioria de 15,7% foi dos vizinhos argentinos. Ocupam o segundo lugar os também vizinhos uruguaios, com 2,3% de representação.

Na Capital, a diferença entre homens e mulheres foi mais expressiva, sendo que 62,6% dos turistas eram mulheres e 37,4% homens. Em relação à idade, a cidade recebeu diferentes grupos, entre 18 e 50 anos.

Imbituba
Imbituba também recebeu muitos argentinos: 8% dos turistas que passaram o verão na região. A cidade apresentou equilíbrio quanto ao gênero dos turistas – 55,4% eram mulheres e 44,6% homens.
Os turistas que veranearam na cidade gastaram cerca de R$ 411 no comércio local. A percepção dos empreendimentos comerciais foi positiva, com alta de 3% no faturamento entre as temporadas de 2014 e 2015, e de 5% em relação ao mês anterior.

São Francisco do Sul
A cidade também acompanhou o equilíbrio de Imbituba, com 54,4% de turistas do sexo feminino e 45% de turistas do sexo masculino. Os turistas estão bem distribuídos entre todas as faixas etárias. Em São Francisco, os turistas tiveram um gasto médio de R$ 369,37 no comércio local. Na visão do empresariado, o faturamento variou 6,8% em relação à temporada passada e 5,4% na comparação com o mês anterior.