Museu da Cidade foi pauta de reunião entre Sesc e Prefeitura de Florianópolis

Atualizado em 14 abril, 2015

Nesta terça-feira, 14 de abril, aconteceu a primeira reunião sobre o futuro Museu da Cidade. Recentemente, o Sesc em Santa Catarina firmou contrato com a Prefeitura de Florianópolis para instalar o museu, no prédio que abrigou a antiga Câmara e Cadeia, local de grande importância histórica para o município. O encontro, realizado na Prefeitura, contou com as presenças do prefeito da Capital, Cesar Souza Junior; do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt; do diretor regional do Sesc em Santa Catarina, Roberto Anastácio Martins; autoridades e representantes das secretarias municipais de Turismo e Obras.

Cesar Souza Junior destacou a importância da parceria com o Sistema Fecomércio e acredita que o Museu da Cidade será uma das maiores atrações turísticas do Estado. O Sesc venceu a licitação que concede o uso do bem público por 20 anos, com investimentos ao longo de período de R$ 9,1 milhões, para equipamentos, equipe de trabalho e gestão do espaço. A partir da assinatura do contrato de concessão e após validação das propostas, o Sesc tem um prazo dois anos para implantação do museu, conforme rege o edital.

O restauro do prédio na Praça XV de Novembro está sob a responsabilidade da Prefeitura e, conforme o secretário de Obras, Rafael Hahne, a previsão de entrega da obra é de 18 meses. O prefeito sugeriu a formação de uma comissão coordenada pela secretária de Turismo, Zena Becker, para elaborar os cronogramas e dar sequência aos trabalhos.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente do Sistema Fecomércio SC, o museu vai preservar a memória de Florianópolis. “Será um equipamento cultural interativo, dinâmico, aglutinador de tecnologias e mídias digitais, que abarca a história antiga e contemporânea”, destaca.

Referências

Conforme o edital, o museu apresentará como temática a evolução da região, do povo, sua economia e hábitos, além de demonstrar a história de construção e uso do prédio em que funciona, integrando-o a outros museus no município, no Estado e no país. O museu será inspirado em modelos aplicados em destinos turísticos e culturais de referência, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, em São Paulo, e Museu das Telecomunicações, no Rio de Janeiro.

“Com esta parceria, o Sesc qualifica e amplia a sua atuação. Cumpre, assim, com uma de suas prerrogativas que é fomentar as artes e oferecer à população o acesso à cultura”, ressalta Roberto Anastácio Martins, diretor regional do Sesc em Santa Catarina.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior