Breithaupt fala da importância da ética nas relações do dia a dia

Atualizado em 31 julho, 2015

Na apresentação da Renalegis SC em Joinville, durante a reunião com lideranças sindicais e empresariais realizada no Teatro do Sesc, no início da tarde de quinta-feira, dia 30 de julho, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destacou a importância do diálogo com os poderes públicos com ética e transparência. "Sempre digo que o que precisamos no país, em todos os níveis de relacionamento, é ética, ética, ética e mais ética. Sem isso, não poderemos pensar o nosso futuro enquanto nação", disse Breithaupt, no encontro que contou com a presença dos deputados estaduais Darci de Matos (PSD) e Dalmo Claro de Oliveira (PMDB). Os parlamentares reforçaram a importância da participação e do posicionamento da federação nos assuntos da cidade e da região Norte de Santa Catarina.

No encontro promovido pelo Sirenorte de Joinville, Sindicato dos Representantes Comerciais do Norte e Nordeste de SC, junto com os demais sindicatos do município afiliados à Fecomércio SC (Sindilojas de Joinville – Sindicato do Comércio Varejista; Sincanorte – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Norte e Nordeste de Santa Catarina ; Sincofarma – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; Sindóptica – Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico de SC; e SCVGACF – Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentíciios, Carnes Frescas e Derivados de Joinville), Breithaupt disse que o país vive um momento de profunda reflexão acerca das instituições.

"Hoje, quando vamos falar do movimento no comércio, o fato é que todos os setores estão tendo dificuldades. Não se imaginava, tempos atrás, que estaríamos vivendo essa situação hoje. Não existem fórmulas mágicas, mas alguma coisa precisa mudar, porque a inflação se instalou, o dólar não para de subir e a renda da população está diminuindo. O Brasil está empobrecendo como nação e isso está se refletindo no resultado das vendas do comércio. Mas acredito que, se nós conseguirmos dar uma roupagem diferente nas nossas ações do dia a dia, com ética, nós vamos resolver boa parte dos nossos problemas", afirmou Breithaupt.

Licitações

O presidente do Sistema Fecomércio em Santa Carina anunciou a abertura de licitação, em março de 2016, para a construção do prédio de atividades físicas do Sesc da Rua Itaópolis, no Bairro América, que terá duas piscinas (uma adulta e outra infantil) e seis andares com espaços para atividades físicas (musculação, ginástica, dança, pilates, etc.), num investimento de R$ 25 milhões, e a conclusão do processo licitatório para a ampliação da unidade do Senac na Rua Visconde de Taunay, no bairro Atiradores. Os diretores regionais do Sesc, Roberto Martins, e do Senac, Rudney Raulino, deram detalhes sobre as obras e falaram sobre o número de atendimentos prestados pelas duas entidades no município.

Falando sobre os produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio SC, o diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, destacou as pesquisas de mercado (imobiliário, comércio eletrônico, etc.), de análises econômicas e de comportamento do consumidor (intenção de compras em datas comemorativas, perfil de consumo e atendimento), a certificação digital e de origem e a Central do Comércio. "Na Central do Comércio,os sindicatos e as empresas que estão com a contribuição sindical em dia têm uma série de vantagens nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras, com preços abaixo do mercado", disse Aragão, que detalhou, também, o Fecomércio Shopping, a plataforma de comércio eletrônico da federação. "Os pequenos e médios comerciantes poderão construir as suas lojas num ambiente virtual seguro, prático e que terá a chancela da Federação, da mesma forma que as grandes empresas. É uma oportunidade para marcar presença nesta ferramenta de negócios que será imprescindível para quem quiser estar conectado ao futuro do varejo e dos serviços", afirmou.

A Renalegis SC foi apresentada pelo assessor de Relações Institucionais da Fecomércio, Elder Arceno, que explicou que projeto busca contribuir com o município com o posicionamento e a análise do setor sobre os projetos em tramitação na Câmara de Vereadores que se relacionam com o setor terciário. De acordo com Arceno, no Legislativo de Joinville, foram analisados 244 projetos na atual legislatura, dos quais foram destacados 44 para serem monitorados e acompanhados.

Ao final do encontro, foi oferecido um almoço aos participantes no Restaurante do Sesc de Joinville. A próxima rodada de reuniões do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, com os sindicatos e lideranças empresariais dos municípios catarinenses começa no dia 10 de agosto, no Oeste de Santa Catarina.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior