Cai o percentual de endividados e inadimplência mantém-se estável em SC

Atualizado em 26 agosto, 2015

As dívidas dos catarinenses caíram um pouco (0,4 pontos percentuais), no mês de agosto, e o nível de inadimplência, depois de atingir o maior nível da história em junho, se mostrou estável, com 10,9%, segundo apontou a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela Fecomércio SC. Na comparação anual, houve queda de 5,3 p.p. no percentual de famílias endividadas (de 57,8%, passou para 52,5%).

Para a Fecomércio SC, apesar de rondarem os maiores percentuais da série histórica, o crescimento dos níveis de inadimplência se apresenta bastante estável, condizente com a situação econômica atual e sem risco de descontrole. O tempo médio com dívidas em atraso ainda se situa num patamar bastante moderado, de 64,2 dias, enquanto que a inadimplência que começa a preocupar, a partir dos 90 dias, permanece estável.

Mesmo assim, o varejo vem sentindo o impacto dessa situação em seu volume de vendas reduzido. De acordo com a Fecomércio, o aumento dos juros é que está impactando na capacidade das famílias efetivarem novas compras com o recurso do crédito e não no forte aumento da inadimplência. Assim, o sistema financeiro permanece saudável; mas, por outro lado, o comércio se deteriora

Contas em atraso

O percentual de famílias com contas em atraso manteve o mesmo patamar de 18,2% do mês passado. Em agosto de 2014 encontrava-se em 18,5%. No que diz respeito, ao percentual de famílias que não terão condições de pagar, o indicador manteve-se próximo do maior percentual da série histórica com 10,9%. Isso é reflexo da retração da renda, que diminui os recursos disponíveis para o pagamento das dívidas, gerando aumento controlado da inadimplência.

A percepção do nível de endividamento das famílias diminuiu a nível mensal, o percentual dos muito endividados que estava em 13,7% no mês passado, está em 12,5% este mês. Com relação aos tipos de dívida dos catarinenses, o cartão de crédito, com 42,5%, continua sendo o principal agente do endividamento. Depois vêm os carnês (30%), financiamento de carro (25,9%) e crédito pessoal (19,4%). No que diz respeito ao tempo de comprometimento com as dívidas, a maioria dos catarinenses endividados tem dívidas por mais de um ano (52,5%).

Cidades

Nas cidades, Florianópolis é a que tem o maior percentual de famílias endividadas, com 86,6%, seguida por Blumenau, com 51,4%, e Joinville com 36,5%. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Florianópolis também lidera com 25,7%. Blumenau, com 5,1%, e Itajaí, com 5,8%, apresentam o menor percentual de inadimplentes. E é de Joinville a liderança nas famílias que não terão condições de pagar, com 14.6%. Chapecó, com 64,2%, é a cidade cuja população é a mais comprometida com dívidas por mais de um ano.

Veja a pesquisa completa aqui.
 

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília