‘O Parlamento precisa saber mais sobre o Sistema S’, afirma Deputado Federal, Alex Canziani

Atualizado em 30 outubro, 2015

Nesta sexta-feira (30), o jurista Ives Gandra Martins abordou a Substituição Tributária, defendendo a adoção de uma alíquota nacional única do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços e a proibição de incentivos fiscais com o ICMS, com intuito de acabar com a guerra fiscal entre os estados.

Encerrando a manhã de palestras o executivo Eduardo Moreira (Banco Brasil Plural) tratou da ação sindical e o foco em resultados. "A crise é ruim, mas temos que sair dela, mas só fazemos diferença se a vontade que vemos nesta sala não morrer aqui. Temos que levar com a gente a crença de que as coisas podem ser modificadas", incentivou Eduardo.

> Confira as fotos do evento

> Acompanhe a cobertura no Facebook

Diálogos

A educação para o trabalho também esteve em pauta no "Diálogos", debates com a participação das entidades sindicais.

O painel Educação para o Trabalho e Atuação Parlamentar contou com a fala do Coordenador da Frente Parlamentar da Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Federal, Alex Canziani (PTB-PR), que falou do importante papel do SENAC para o desenvolvimento do país como referência em qualificação profissional.

"O Parlamento precisa saber mais sobre o Sistema S, sobre a Confederação, o Sesc e o Senac. Essas instituições podem ser parceiras dos parlamentares e assim poderemos encaminhar novos projetos para beneficiar o país", afirmou Canziani.

Na última rodada, a negociação coletiva foi o destaque da pauta. Mediado pela chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, o diretor de Relações de Trabalho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Magnus Apostólico, e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, o instrumento utilizado para a busca de acordos entre empresários e trabalhadores foi debatido manifestando os pontos de vista das duas partes que protagonizam as negociações.

Para Apostólico a negociação coletiva é um pilar do regime democrático e deve ser respaldada pela lei. "Precisamos de uma legislação que nos dê um espectro maior na negociação. O que temos hoje é uma legislação que prestigia o conflito, em vez de facilitar o entendimento", afirmou o diretor da Febraban.

O assunto também esteve presente na palestra de Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, gerente Executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que falou da necessidade de equilibrar o crescimento econômico e a qualidade de vida do trabalhador "Valorizar e fortalecer as negociações coletivas, harmonizando a produtividade, competitividade e ganhos para o empregado e, especialmente, ter uma legislação clara e objetiva, com segurança jurídica" apontou Sylvia.

Conheça a ferramenta de apoio ao trabalho do sindicato desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio: Sistema de Negociação Coletiva do Comércio

Crédito da foto: José Roberto Couto

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior