Consumidor mantém pé no freio, sinaliza pesquisa da Fecomércio SC

Atualizado em 27 abril, 2016

A retração na economia brasileira vem sendo refletida no comportamento do consumidor no Estado. Segundo a pesquisa que mede o Índice de Confiança da Família (ICF-SC) do mês de abril, os indicadores tiveram uma queda tanto na comparação mensal (-3,9%), quanto na anual (-12,6%), registrando o nível mais baixo da série histórica iniciada em janeiro de 2010.

> Acesse a pesquisa completa ​

O ICF cruza os dados que tratam do emprego e perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível e perspectiva de consumo e o momento para bens duráveis- como, por exemplo, a compra do carro. A maioria ficou abaixo dos 100 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200. Com exceção do emprego atual (123,8) e da renda atual (164,6) – único indicador com variação positiva na comparação mensal (1,3%), como em relação ao mesmo período de 2015 (1,6%).

Consumo

A perspectiva de consumo das famílias registrou uma elevada queda (37%) chegando em 40,9 pontos – em uma escala até 200. Na avaliação Fecomércio SC, o baixo desempenho do indicador está associado à inflação elevada, deterioração na qualidade o emprego e as incertezas no cenário político, somada a percepção dos consumidores de que a crise vai se estender ao longo de 2016. Nesse cenário de instabilidade econômica, o acesso ao crédito se mantém restrito. O indicador apresentou uma leve alta no mês (0,7%), mas comparado ao mesmo período em 2015, o resultado teve uma forte queda (-26,7%), se mantendo pela nona vez consecutiva abaixo dos 100 pontos: 88,7.

Na avaliação do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a persistente inflação e o longo desequilíbrio fiscal provocam uma elevação na taxa de juros, retraindo o consumo, que já é sentindo no comércio catarinense.

“As decorrentes elevações nas taxas de juros- principalmente do cartão de crédito (447%a.a) – retrai o acesso ao crédito diminuindo o consumo e a confiança do consumidor na hora da compra", afirma Breithaupt.

Apesar dos números negativos apresentados na pesquisa, dois indicadores – emprego e renda – estão em posição positiva no estudo. Com o desemprego em baixa no Estado, a confiança dos consumidores em torno da renda é elevada, assegurando que Santa Catarina sairá desse cenário de baixo crescimento antes que os outros estados.

Confira os números

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília