Compartilhar para inovar

Atualizado em 20 julho, 2016

A cultura do Vale do Silício, na Califórnia, foi tema do Workshop “Inovação para o Crescimento”, realizado pelo SENAC de Concórdia e Sindicom, no dia 19. Na oportunidade o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Junior, compartilhou sobre a importância da inovação nas empresas, aliada a colaboração e comprometimento dos colaboradores.

Acesse a galeria de fotos

Aragão integrou a comitiva do Sistema Fecomércio SC SESC | SENAC – formada pelos diretores e técnicos das três casas – e doze empresários – que visitaram as empresas mais renomadas no Vale do Silício, em maio deste ano.

Wagner Muller da Compufour Sistemas e Thiago Marques, da Diretoria de Inovação e Tecnologia do SENAC, que também participaram da Missão, compartilharam suas experiências no evento que contou com Tiago da Silva da Agência Única.

Na visão dos palestrantes que vivenciaram a cultura do Vale do Silício, a inovação não se aplica apenas à tecnologia, ela é intrínseca à cultura da região.

“Fomos surpreendidos com o que encontramos por lá. Nossa percepção mudou ao entendermos que a inovação está presente na mentalidade e não apenas no uso da tecnologia, desde pequenos eles aprendem a empreender, os negócios são criados e discutidos em almoços, cafés. Não existe o medo do erro e sim a resolução compartilhada dele”, explica Aragão.

Os desafios de incorporar essa cultura de colaboração e comprometimento foi destaque na fala do executivo. “O problema é dividido entre cada integrante e todos compartilham suas dificuldades e anseios. É um trabalho em conjunto que soma todas as ideias”. Compartilhem, conversem, colaborem entre si”, sugeriu.

“A inovação é um esforço coletivo, devemos exercitar o compartilhamento de ideias”, ressalta Wagner Muller que defendeu que seja constante a busca por inovação. “O empresário que almeja estar no mercado, precisa se renovar, se arriscar, é preciso sair da zona de conforto. Da cadeira, não se inova sentado”, alertou.

Segundo o consultor do SENAC, Thiago Marques, não existe uma fórmula fechada para o sucesso da região, mas ressalta que com um ecossistema integrado a sinergia acontece. “Sem a tríplice hélice composta pelo governo, universidades, empresas e organizações de apoio não há como inovar. Esse ecossistema possibilita investimentos, viabilidade de projeto e troca de experiência franca e aberta”, avalia.

Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação

Conceitos e práticas de gestão, inovação e empreendedorismo nas empresas, são verdadeiras inspirações para novos projetos. Após a vivência no Vale, a Fecomércio SC pretende transformar a Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação, hoje de caráter consultivo, para executivo. Com a mudança, o órgão viabilizará o fomento de projetos que busquem incentivar os empresários inovarem em seus negócios.

A ideia é que essas ações sejam planejadas com as lições aprendidas no Vale do Silício, para isso, passam a fazer parte o professor do SENAC. Thiago Marques, e o empresário Wagner Muller, que terão a oportunidade de levar adiante sua experiência pós Missão. Colaboração, comprometimento, compartilhamento de informações e cultura empreendedora, guiarão esses empresários para o caminho da inovação.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior