Fecomércio SC debaterá com Ministério as bases da reforma trabalhista

Atualizado em 27 setembro, 2016

Chefe da pasta esteve em Florianópolis na segunda-feira para reunião do conselho da entidade
 

Em passagem por Santa Catarina para agenda com a Fecomercio SC, o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reafirmou o compromisso com a reforma trabalhista. O chefe da pasta participou de reunião do conselho da entidade – composto por 70 lideranças sindicais do comércio, serviços e turismo –  na manhã de segunda-feira (26), em Florianópolis. 

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, propôs a criação de um grupo de trabalho formado por entidades sindicais para discutir as bases das novas leis trabalhistas. Nogueira foi receptivo a sugestão e solicitou que a Federação fosse porta-voz dos empresários catarinenses do setor e canalizasse as propostas.

O ministério garantiu que está discutindo medidas para trazer mais segurança jurídica aos acordos coletivos. O fortalecimento do negociado sobre o legislado deve ser uma das principais conquistas da reforma, conforme Breithaupt.

“Precisamos consolidar a negociação entre as classes produtivas, o que permitirá um amadurecimento da relação sindical no Brasil. A partir daí poderemos ampliar e modernizar os métodos de trabalho para fomentar a produtividade e competitividade da nossa economia”, diz. O empresário aproveitou oportunidade para entregar ao ministro a Agenda Legislativa 2016, que traz as reformas necessárias para a retomada do crescimento no país.

A proposta de modernização da legislação deve ficar para o segundo semestre de 2017, conforme decisão do Governo Federal. Até lá, o ministério pretende manter um canal aberto com empregadores, trabalhadores e sindicatos para ouvir as sugestões. Nogueira frisou que será mantida a jornada de trabalho de 44 horas semanais e que não haverá mudança no FGTS, 13º salário e férias. 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior