Catarinenses firmam carta de intenções para fomentar intercâmbio com universidade sueca

Atualizado em 18 maio, 2017

A missão técnica catarinense formada por 28 profissionais de diversas áreas cumpriu agenda na terça-feira (16) na cidade de Jönköping, distante pouco mais de 300 quilômetros da capital sueca. Na ocasião, a Universidade de Jönköping e os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração de SC, Evandro Fortunato Linhares, do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, e da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, assinaram uma carta de intenções para facilitar o intercâmbio dos alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Confira a galeria de fotos

Presidente da Fecomércio SC mergulha no ‘estilo nórdico’ de negócio

A Universidade de Jönköping está situada na região dos lagos e tem pouco mais de 130 mil habitantes com população predominantemente universitária. A instituição tem um perfil diferenciado focado na internacionalização, empreendedorismo e inovação em negócios. Entre os cursos de destaque são oferecidos Medicina, Educação, Comunicação, Engenharia e Escola de Negócios.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destaca o potencial desta parceria para Santa Catarina: “A Suécia é umas das economias mais competitivas e diversificadas do mundo. O país tem uma política centrada nos investimentos em educação e tecnologia para estimular a inovação e produtividade nacional. Será uma oportunidade promissora para os dois lados”.

Conforme o presidente do CRA-SC, Evandro Linhares, a iniciativa possibilita o acesso a uma das instituições mais conceituadas da Suécia. "Vamos gerar uma parceria que estimula o avanço do conhecimento. Com isso teremos empresas com maior competitividade, além de benefícios diretos para a sociedade", destaca.

Para o idealizador da Missão Suécia, Eduardo Bridi, o acordo trará uma nova oportunidades para Santa Catarina: “ Quando falamos em aproximar a comunidade acadêmica aqui na Suécia falamos também na participação ativa e saudável das empresas, ou seja, é algo muito produtivo. Vai além de apenas estudar, existe um benefício muito maior", afirma Bridi.

O professor Roy Anderson, diretor de Assuntos Internacionais da Jönköping University, falou sobre a atuação em países como Brasil e Ásia, onde o intercâmbio é uma realidade dinâmica com a ida e vinda de estudantes para participar de estágios internacionais por seis meses. A Universidade de Jönköping mantém este intercâmbio em cidades brasileiras como Florianópolis (UDESC), Joinville (Fundação Tupy) e com outras duas universidades de SP.

Integração com mercado

O presidente da Universidade, Mats Jagstam, fez uma apresentação sobre a instituição, destacando o foco na integração com a indústria, um dos principais diferenciais na rotina dos mais de 11 mil estudantes matriculados. A instituição tem o maior número de estrangeiros matriculados no país: cerca de 20% dos estudantes são de outras nacionalidades. Brasileiros são 12 estudando neste semestre.

"Formamos aqui pessoas especializadas que serão agentes transformadores para o conhecimento, causando grande impacto nas sociedades", exaltou o presidente. Segundo o paulista Daniel Freytag, que cursa engenharia de produção há três anos, as companhias são atraídas para dentro da universidade e este é o grande diferencial competitivo.

A instituição desenvolveu o Science Park, onde são criadas cerca de 60 startups por ano- 50% delas do setor de engenharia. A área é a grande vitrine da instituição e contribui para a ampliação do potencial de integração entre os acadêmicos e grandes empresas, como a Electrolux.

Leia mais: Comitiva da Missão Suécia conhece bastidores da gigante de eletro em Estocolmo

A comitiva segue com agenda na Universidade de Jönköping e programou um almoço de negócios na Câmara de Comércio, no Palácio do estado.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior