Fecomércio SC completa 69 anos em um dos cenários mais desafiadores das últimas décadas

Atualizado em 10 agosto, 2017

Entidade trabalha na aprovação das reformas e apresenta projetos para fomentar setor 

As turbulências no cenário político e econômico brasileiro exigiram de todo o setor produtivo resistência e criatividade para enfrentar um dos momentos mais críticos do país. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os últimos anos foram os mais difíceis já enfrentados pela entidade e pelo setor terciário. A Federação completa 69 anos de atuação e representatividade nesta quinta-feira (10) com conquistas a comemorar e mais alguns desafios pela frente, entre eles, o novo panorama sindical com a Reforma Trabalhista e as flutuações do mercado com as incertezas no Congresso.

A Reforma Trabalhista vai trazer mudanças significativas não só nas relações de trabalho, mas também no sistema sindical brasileiro. Se por um lado o projeto aprovado concede aos sindicatos relevância e força, consagrando os acordos e convenções coletivas de trabalho; por outro, o mesmo texto retira dos sindicatos grande parte de sua receita.

“Será uma nova fase de amadurecimento da relação sindical no país, momento de reinvenção. A Reforma Trabalhista traz ferramentas para as entidades demonstrarem aos representados sua importância e razão de existência, uma vez que são detentoras de prerrogativas legais exclusivas. A prevalência do negociado sobre o legislado é um exemplo de como a atuação efetiva das entidades sindicais será primordial”, pondera Breithaupt. Segundo o líder empresarial, a aproximação com base de representação por meio de produtos e serviços competitivos pode significar o impulso necessário para a sobrevivência e crescimento dos sindicatos.

Bandeiras do setor terciário

A entidade vem encampando grandes bandeiras ao longo do ano, tanto de caráter nacional – “Por um Novo Brasil”, em apoio às reformas estruturantes- como estadual, a exemplo da campanha pela duplicação das BRs 470 e 282 e a discussão sobre o uso da Ponte Hercílio Luz e entorno, ambos projetos de infraestrutura com forte impacto social e econômico. Quando as novas regras da Reforma Trabalhista ainda estavam em negociação nos bastidores, em 2016, a Federação trouxe o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para estabelecer as bases da nova legislação trabalhista. Em 2017, o relator do projeto sobre a Lei da Terceirização, o deputado federal Laércio de Oliveira, veio a Capital para apresentar os principais pontos da lei que regulamenta a contratação de terceirizados em todas as atividades.

Agora, mirando o segundo semestre de 2017, a Federação foca o trabalho junto aos empresários, sindicatos e parlamentares no encaminhamento da agenda previdenciária. “É neste momento que a Reforma se confirmará como o teste de fogo para o Governo e sua base aliada. Há também a Reforma Tributária, que o Governo se comprometeu em desenterrar no segundo semestre. A Federação estará com os empresários na construção deste novo país que deve emergir após toda essa contestação social que vivemos”.

Para Breithaupt, a reforma política só sairá do papel quando houver mobilização social das entidades de classe responsáveis: “O que vem sendo debatido atualmente no Congresso trata de uma reforma eleitoral de mera acomodação de interesses de alguns setores da classe política”.

Tendência de recuperação

A economia começará a andar com passos mais firmes na medida em que as instabilidades políticas começam a dissipar. A recessão desde 2015 desacelerou o consumo e os investimentos, afetando da indústria ao comércio, mas números cada vez mais consistentes apontam o início da retomada e a queda dos números negativos em 2017 e início de 2018.

 “A economia é uma engrenagem complexa: apesar de apresentar o menor índice de desocupação e o melhor desempenho do comércio no país, os catarinenses estão na defensiva, tanto o consumidor, quanto o empresário. Os indicadores econômicos de volume de vendas (alta de 4% em maio no acumulado de doze meses) e criação de empregos (
saldo de cerca de 21 mil vagas formais no primeiro semestre) já começam a refletir a recuperação da confiança dos catarinenses e de um ambiente de negócios mais favorável”, afirma.

Interlocução com mercado

Pilar da Federação, a inteligência de mercado passa a ganhar um direcionamento ainda mais estratégico em 2017 e 2018. Nos últimos doze meses, a entidade entregou ao mercado cerca de 60 pesquisas que mapeiam o comportamento de consumo do catarinense e auxiliam na tomada de decisões mais assertivas, entre elas: endividamento e inadimplência, consumo e confiança; expectativa e resultados das datas comemorativas do comércio; impactos do turismo e informações conjunturais.

Leia mais

Lançamento de projetos digitais

A contagem regressiva para as sete décadas da Fecomércio SC é marcada pelo anúncio de uma série de projetos digitais que serão lançados até 2018. Pelo menos três iniciativas serão lançadas neste segundo semestre: o Caderno de Serviços, o aplicativo da 5ª edição da Agenda Política e Legislativa e o novo portal da entidade.

Saiba mais

 
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior