Comércio registra faturamento abaixo do esperado no Dia dos Pais em Santa Catarina

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Retração do volume de vendas impactou no resultado da data

O ticket médio mais alto neste Dia dos Pais não foi suficiente para puxar para cima o faturamento das lojas em Santa Catarina. Com o volume de vendas menor, o caixa do comércio registrou queda de 3% em relação ao ano passado, conforme a Pesquisa de Resultado de Vendas, realizada com empresários de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.  Se por um lado Criciúma amargou retração de 9,6% no período, Chapecó teve alta de 3,8%, o único número positivo entre as cidades pesquisadas.

Na comparação com os períodos de movimentação normal, no entanto, a data trouxe crescimento de 1,5% na receita. Apenas as cidades de Joinville (-1,7) e Florianópolis (-0,8) tiveram queda. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a data comemorada no segundo domingo de agosto aquece o varejo no terceiro trimestre, mas o volume de vendas ainda está bastante retraído: “O catarinense garantiu o presente do pai, mas já não consome com o mesmo vigor de antigamente. Isso reflete o momento de lenta recuperação da economia catarinense e nacional”.

Outro indicador que mede o desempenho da data é a contratação de temporários para atender a demanda. Neste ano, um número bastante reduzido de empresas (8,4%) reforçou o quadro funcional. Com o maior índice está Lages, onde quase 15% dos empresários contratou no período por conta da temporada de inverno que movimenta a Serra.

A pesquisa de preço antes de escolher o presente foi equilibrada: 40%  considerou a frequência baixa e 38% alta. A forma de pagamento mais utilizada também reflete o poder de compra dos consumidores. Neste ano, mais da metade (56%) optou pelo parcelamento, entre cartão de crédito (45,5%) e crediário (10,5%).

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília