Sistema Fecomércio Sesc/Senac SC lança Caderno de Serviços e Câmara do setor

Atualizado em 20 setembro, 2017

Evento nesta sexta-feira (22) contará também com palestra do consultor Carlos Nepomuceno sobre gestão 3.0

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac SC lança nesta sexta-feira (22) o Caderno de Serviços, publicação que integra a trilogia do setor terciário, e a câmara empresarial do setor, durante cerimônia para convidados no Sesc Cacupé, em Florianópolis. O consultor Carlos Nepomuceno, que falará sobre administração 3.0 no mercado imobiliário na quinta-feira (21), abordará agora sobre os desafios e tendências do setor de serviços.

A publicação foi elaborada por uma equipe técnica multidisciplinar das três casas e traz informações sobre a atuação institucional e governamental do Sistema, serviços prestados pelo Sesc e Senac em Santa Catarina, indicadores econômicos – PIB, emprego e renda, juros, crédito, endividamento, confiança e consumo- e artigos sobre as principais mudanças no segmento. Além da versão impressa, o e-book estará disponível gratuitamente nos portais da Fecomércio SC, Sesc e Senac após o lançamento.

A Câmara Empresarial do Setor de Serviços (Cess), 11ª órgão colegiado de caráter consultivo da entidade, funcionará como um canal de interlocução entre a Fecomércio SC e o empresariado do setor para o levantamento de demandas, alinhamento de ações e troca de informações sobre o mercado. A Câmara será composta pelos principais líderes do setor, e o novo presidente será empossado durante o evento, na noite desta sexta-feira (22).

Conforme o presidente do Sistema, Bruno Breithaupt, em tempos difíceis, informação de mercado é o leme que muda a direção do barco.  “Estamos trazendo novas ferramentas para este grande indutor do crescimento da produtividade brasileira. O Caderno vai subsidiar os empresários catarinenses com dados relevantes para tomada de decisão e para motivar ações efetivas que impactem na longevidade das empresas. Por meio da Câmara, a Fecomércio SC também pretende dialogar com os empresários e alinhar temas de interesse estratégico do setor de Serviços”, afirma. 

Gestores do Sesc assinam os artigos sobre “Como educar para o amanhã?” e “Qualidade de vida do trabalhador”. “A Educação é nossa missão histórica, bem como a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e sociedade. Os textos abordam questões como inovação pedagógica escolar e a importância da saúde e o bem-estar dos colaboradores para a construção de um ambiente de satisfação no trabalho e consolidação de resultados positivos”, declara o Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina, Roberto Anastácio Martins.

Força do setor

Considerado um dos mais pujantes da economia estadual – emprega 43,1% da força de trabalho em SC, segundo a RAIs – o setor de serviços também sofreu o baque da recessão nos últimos anos. Apesar de o estado ter sentido menos do que os outros por conta do mercado consolidado, a receita nominal dos serviços chegou a cair 3,4% em maio, no acumulado de 12 meses. 

Esta retração minou grande parte dos ganhos reais do setor e consequentemente inviabilizou novos investimentos e a geração de empregos, no qual era líder até 2015 no estado.

“A expectativa é que o setor retome o fôlego e saia deste cenário de perdas consecutivas no decorrer de 2017 e início de 2018 com a redução na inflação, a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias e o início de uma retomada do crédito . A guinada mais consistente, no entanto, depende da atividade industrial e da demanda do governo, que começaram agora a ganhar ritmo novamente”, avalia o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão  Junior.

Novos modelos de negócios também mudaram a rota do mercado de serviços e mostram que a inovação é a chave para superar a desconfiança e insegurança do consumidor, segundo o diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino. “Diante de uma crise econômica que impactou diretamente o setor de serviços, temos áreas onde o crescimento só aumenta, como é o caso das áreas de saúde e beleza, tecnologia e e-commerce. Muito deste crescimento se deve à inovação, que impulsiona os produtos oferecidos para que estejam à frente do que o mercado espera e propõe um novo modelo de relacionamento entre quem fornece e quem compra. Esse movimento faz toda a diferença na tomada de decisões do consumidor entre tantas ofertas disponíveis”, reforça. 

“Uberização” dos serviços

Para encerrar a programação, o consultor Carlos Nepomuceno falará sobre a “uberização” da sociedade, com foco no Serviços. Segundo ele, o termo refere-se aos modelos de negócios como a Uber, que trazem uma nova visão de gestão corporativa, diluem a distância entre fornecedor e consumidor, e estabelecem diferentes relações de trabalho.

Nepomuceno jornalista, pesquisador, professor, escritor e consultor especializado em inovação 3.0 em diversas organizações e empresas no Brasil, como BNDES, Vale, Natura, Petrobras e Prefeitura do Rio. 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior