Fecomércio SC adere ao Movimento Floripa Sustentável

Atualizado em 21 agosto, 2018

Pelo menos trinta entidades de classe, ONGs, profissionais autônomos, empreendedores e estudantes de Florianópolis estão reunidos para apoiar o Movimento Floripa Sustentável, lançado oficialmente em evento nesta segunda-feira (9), na Fecomércio SC.

Os integrantes do movimento unem forças para discutir soluções e criar um ambiente de diálogo para o desenvolvimento sustentável da cidade. São necessários quatro pilares para a cidade crescer de forma responsável, segundo o movimento: preservação ambiental, crescimento econômico, desenvolvimento social e planejamento urbano. Na página do projeto será possível interagir e sugerir soluções para a cidade.

Nas últimas décadas, Florianópolis apresenta alta taxa de crescimento populacional e sofreu processo de urbanização acelerada, evidenciando a impossibilidade de manter o atual modelo de desenvolvimento. “Temos de criar uma transição para um desenvolvimento sustentável, que integre as dimensões social, ambiental, econômica e de ocupação urbana, baseado em uma economia que seja includente, verde e responsável”, afirma o manifesto lançado pelo movimento.

A Fecomércio SC também está apoiando este mês um evento que está alinhado às diretrizes do movimento. De 20 a 22 de outubro, a Grande Florianópolis sediará o 4ª encontro internacional da Juventude Lixo Zero (IV Zero Waste Youth Meeting), na Unisul Pedra Branca, Grande Florianópolis, em Palhoça.  São esperados cerca de 400 participantes, com representantes de vários estados e países.

Entre os palestrantes internacionais está a australiana Ronni Kahn, liderança de uma ONG que é modelo global de resgate de comidas, e Pal Martesson, fundador e gestor do maior parque de reciclagem do mundo, localizado na Suécia.  Também serão realizadas visitas técnicas e oficinas para engajar os jovens na causa, tornando-os líderes, multiplicadores e agentes de mudança. 

Saiba mais

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior