Dia das Crianças: consumidor catarinense está mais otimista na hora da compra

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Pesquisa de avaliação do Dia das Crianças comprova aumento na efetivação de compras na data.

Após o registro de alta anual no valor do ticket médio (35,6%) nas vendas do Dia das Crianças no comércio catarinense, mais um indicador nas vendas reforça os números positivos para o setor: o aumento na efetivação das compras foi de 12,5 pontos percentuais- dando um salto de 55,9% em 2016 para 68,4% em 2017. Os dados são da Pesquisa de Avaliação do Consumidor – Dia das Crianças 2017, realizada pela Fecomércio SC em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor na íntegra

O estudo apontou uma alta de 2,7 p.p na realização de pesquisa de preço. Apesar da cautela por parte dos consumidores, o aumento na média de presentes comprados – de 1,85 p.p para 2,14 p.p, demonstra uma tímida reação para mercado, já que a data é um termômetro das vendas de Natal.

“Os resultados indicam a continuidade do ritmo de alta que o varejo catarinense tem registrado nos últimos 10 meses consecutivos- até agosto. É fato que o consumidor ainda se mantém cauteloso, mas vem demonstrando otimismo na hora compra, comportamento que prevê um aquecimento nas vendas impactando positivamente no desempenho do comércio no final do ano”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O comércio de rua foi a opção dos consumidores catarinenses (73,3%), os shoppings tiveram uma queda no movimento de 4,6p.p – de 24,5% em 2016 para apenas 19,9% este ano. Outro dado que chama atenção é a presença mais forte do e-commerce a cada ano: em 2015 (1,9%) em 2016 chegou a 2,9% e em 2017 3,2% dos consumidores escolheram as compras on-line para presentear os pequenos. Os brinquedos continuam na preferência dos consumidores (50,8%), seguido de vestuário (25,5%). Já no gasto médio, quem optou pelos eletrônicos investiu mais, pagando cerca de R$546,50 no presente. Os brinquedos foram o terceiro gasto médio mais representativo, em média R$155,10.

A pesquisa também aponta a experiência de compras do consumidor sobre a data, avaliando o atendimento no comércio, e compreendendo diversos comportamentos, como os principais atributos de escolha do presente. O ranking de influência na hora da compra foi bem equilibrado entre as características dos produtos (8,84) e local (8,42). A escolha pelo preço não foi decisiva (7,67) e a promoção nas lojas teve o menor impacto no peso da escolha (5,80).

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