ECONOMIA

Receita de serviços em SC cresce 5,1% no mês de novembro

Atualizado em 12 janeiro, 2018

Os serviços em Santa Catarina reverteram o ciclo de queda, porém continuam sendo prejudicados pela baixa atividade industrial e recuo na demanda do governo.  Em novembro, a receita nominal do setor cresceu 5,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. A alta no país foi um pouco mais tímida (4,3%).

No acumulado de 12 meses, a variação da receita ficou em -0,3% no estado e em 1,9% no Brasil. Quanto ao volume de serviços, Santa Catarina registrou queda de 1,1% e o Brasil de 0,7% na comparação com novembro de 2016. De dezembro de 2016 a novembro de 2017, a variação é de queda de 6,7% em Santa Catarina e de 3,4% no Brasil.

Para o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a redução na inflação e a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias pesaram na melhora dos indicadores. “Seguindo a tendência geral da economia, os serviços apresentarão melhores desempenhos em 2018. Não será uma forte recuperação, pois o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais, dois dos principais demandantes dos serviços. Além disso, os serviços foram pouco beneficiados por estímulos governamentais e dependem da expansão da massa salarial, cujos resultados ainda não superaram o que se via em 2014” avalia.  Segundo ele, a recuperação do setor também é resultado de algumas mudanças de hábitos durante o período mais intenso da crise. Trocou-se, por exemplo, a ida ao restaurante pela comida feita em casa, beneficiando o comércio, mas prejudicando os serviços.

A variação da receita nominal nas atividades turísticas avançou 12,2% em Santa Catarina e 4,5% no Brasil. No resultado acumulado em 12 meses, cresceu 13,6%, acima da média nacional de 3,7%. No volume das atividades turísticas, em 12 meses, o Estado teve alta de 4,8%, enquanto o Brasil retraiu 5,9%.  Na comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho se repete: 4,8% em SC, diante de -6,6% no cenário nacional. Portanto, o agregado especial do turismo é forte impulsionador da recuperação dos serviços em Santa Catarina.

O principal ponto negativo no mês foi a queda de 7,8% no volume do segmento de informação e comunicação, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os serviços profissionais, administrativos e complementares também registraram queda (5,9%). Os demais segmentos apresentaram crescimento no volume, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 17,8%, resultado principalmente do arrefecimento da inflação e a leve recuperação do emprego, com saldo positivo de vagas; e os transportes, com crescimento de 2,4%.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior