PESQUISA

Turistas de Florianópolis e Balneário Camboriú avaliam qualidade dos serviços na temporada 2018

Atualizado em 12 agosto, 2019

Belezas naturais atraem visitantes, mas infraestrutura é gargalo nos destinos

Acessos mal sinalizados, falta de banheiros públicos ou atendimento ineficiente podem comprometer a experiência do turista e ser determinante na hora de escolher o local das próximas férias. Após traçar o perfil de quem circulou no Litoral Catarinense e os impactos para os empresários, a Fecomércio SC também disponibiliza a Avaliação da Qualidade de Serviços em Atrativos Turísticos.

Confira a pesquisa na íntegra

Nesta edição, as cidades analisadas foram Florianópolis e Balneário Camboriú, durante os meses de janeiro e fevereiro. A pesquisa utiliza o protocolo Tourqual®, que analisa 17 indicadores segmentados em seis categorias- Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência- com notas de 1 (péssimo) a 5 (excelente).

“A competitividade dos destinos turísticos está ligada a qualidade dos serviços oferecidos. A partir desta percepção do turista sobre a segurança, limpeza e infraestrutura é possível planejar melhorias pontuais nos estabelecimentos e na cidade. Os indicadores podem trazer insights para os empresários ligados ao turismo e o próprio poder público”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Com a nota geral 4,2,Balneário Camboriú foi bem avaliada na Categoria Experiência (4,6), que considera a vivência do visitante e o resultado da interação com o destino. Já os pontos que merecem atenção pertencem à categoria de Acessos (3,8), com a pior avaliação para banheiros acessíveis (3,1), e de Qualidade Técnica (4), especialmente nos quesitos tecnologia (3,7) e preço dos produtos e serviços e a relação custo/benefício (3,6).

Florianópolis computou nota 4 na avaliação geral, com destaque para o indicador que avalia a beleza da cidade -natural e construída- (4,8). A percepção dos turistas sobre a disponibilidade de banheiros públicos também foi negativa na Capital. Apesar da melhora em relação ao ano anterior de 2,6 para 3, o indicador recebeu a  pior avaliação nesta temporada.

A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, em dias alternados e em locais de grande fluxo de turistas. Foram entrevistados 574 turistas, garantindo uma margem de erro de 5,8% e nível de confiança de 95% para cada cidade.

Report Classic
Infogram

Leia mais

Conheça em detalhe o perfil do turista na temporada 2018

Conheça em detalhe o perfil do turista na temporada 2018

Conheça em detalhe o perfil do turista na temporada 2018

 

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança