ECONOMIA

Menos de 25% dos consumidores pretendem levar crianças na compra dos presentes em SC

Atualizado em 01 outubro, 2018

A procura por presentes para o Dia das Crianças deve aquecer o comércio na primeira quinzena de outubro em Santa Catarina. A maioria dos consumidores (76,8%) pretende fazer pesquisa de preços para garantir o melhor custo/benefício e 74,6% afirmaram que não vão levar as crianças nas compras, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras para data, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades do Estado. Em Itajaí (28,3%) e Lages (27,5%) a parcela que deve levar é acima da média estadual (22,8%).

Leia a pesquisa na íntegra

O consumidor deve despender R$ 189,28 com produtos, gasto 4,6% maior do que em 2017 (R$ 180,92), mas estável se levar em conta a variação da inflação no período (4,1%). Entre as sete cidades pesquisadas, o gasto mais alto deve ser em Blumenau (R$242,91) e o mais baixo em Chapecó (R$150,44).

O cenário econômico interfere na percepção das famílias: 38,1% apontaram que a situação financeira permanece igual ao ano passado, 33,4% declararam estar melhor e 28,4% pior. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a expectativa é positiva para a última data antes do Natal, mas alerta os empresários que os consumidores estão mais rigorosos com o orçamento.

“O nível de consumo ainda está reagindo em SC, mas o mercado de trabalho começou a se recuperar lentamente, o que impacta na renda das famílias. O panorama de incertezas com o quadro eleitoral também influencia nos gastos, por que o comércio é um termômetro do humor dos consumidores”, explica.

Comportamento de consumo

Os brinquedos (51,1%) lideram a lista de presentes, bem à frente do segmento de roupas (31,2%) e calçados (5,4%). O principal destino das compras, assim como nas outras datas comemorativas, deve ser o comércio de rua (78,8%). Os shoppings também são opção para 12,5% dos catarinenses- o índice é mais expressivo em Itajaí (19,3%) e Blumenau (16,5%).

Na hora de escolher o presente, o catarinense leva em consideração preço (37%), atendimento (24%) e promoção (22%). O comportamento de consumo varia entre as cidades: em Joinville o preço (92%) será determinante, já em Chapecó as promoções (41%) devem ser o maior atrativo, enquanto em Itajaí é o atendimento (38%) que garante a compra.

Quase 80% pretende garantir o presente à vista, com destaque para o pagamento em dinheiro (64,9%). O parcelamento no cartão de crédito em Florianópolis (23,6%), Lages (23,6%), Itajaí (23,7%) deve ser maior do que a média estadual (15%).

A pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças foi realizada com 2.112 pessoas, entre os dias 10 e 17 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. O índice de significância é de 95,5%, com margem de erro de 5,65 pontos percentuais.

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