ECONOMIA

Consumidores deixam presente do Dia das Mães para última hora em SC

Atualizado em 03 maio, 2021

A procura por presentes para o Dia das Mães movimenta as lojas em Santa Catarina – a data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal. Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, a maioria dos consumidores costuma deixar a escolha para a última hora: 71,2% devem realizar a compra nesta semana, sendo que 23,4% indicam que será na véspera e 2,8% no dia.

> Leia a pesquisa na íntegra

O gasto médio neste ano deve ser de R$ 162,54. Descontando a inflação acumulada dos últimos 12 meses, o valor é 11,5% maior que em 2020. A alta pode estar relacionada ao cenário de medidas mais restritivas neste mesmo período no ano passado.

A pesquisa aponta que as redes sociais (33,4%) influenciam mais na escolha do local de compra do que as vitrines (25,1%) e anúncios na TV (11,2%). Pelo menos a metade (50,59%) pretende escolher os itens no comércio de rua, porém, a participação caiu 11,1 p.p diante de 2020. Já a intenção de compras pela internet cresce ano a ano: 3,8% em 2019, 12% em 2020 e 19,32% em 2021.

Os dados foram apurados com 1126 pessoas, entre os dias 31 de março e 13 de abril, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.