Reajustes salariais acima da inflação

Atualizado em 14 dezembro, 2010

O período de julho a dezembro de 2010 foi considerado o melhor do ano. Quase 80 mil operários da Federação de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Paraná tiveram seus salários reajustados em dois dígitos, o que representou, para a maioria, um aumento de quase 5%.
Esse aumento é comemorado pelos por sindicalistas paraenses, por comerciários de São Paulo e Florianópolis, por trabalhadores na indústria têxtil de Caxias do Sul e Blumenau, por químicos de São Paulo, bem como por garçons, gerentes de restaurantes e de hotéis cariocas.
Se no primeiro semestre do ano o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) levantou o equivalente e 87% das categorias que obtiveram reajustes salariais acima da inflação, o segundo semestre foi no mínimo igual de acordo com o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre.
Esses reajustes salariais resultam de dois fatores: o bom momento econômico, cujo PIB pode registrar avanço superior a 7,5%, pela primeira vez em 24 anos, e a forte geração de empregos, que alcança um saldo de 2,4 milhões de vagas formais criadas entre os meses de janeiro e outubro.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior