Vendas no varejo cresceram acima da média em SC

Atualizado em 26 março, 2012

Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, revela que o varejo brasileiro cresceu 2,6% de dezembro para janeiro e 7,3% na comparação anual. A receita nominal também teve alta. De 3,6% na variação mensal, já com os ajustes sazonais, e de 12,1% frente ao ano passado.

Entre as dez atividades pesquisadas, sete tiveram alta nas vendas, com destaque para o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,4%); tecidos, vestuário e calçados (5,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%); e materiais de construção (3,7%).

Santa Catarina teve desempenho melhor do que a média nacional. No estado as vendas cresceram 4,4% de dezembro para janeiro e a receita nominal teve alta de 5,4%. Já na comparação anual, a alta nas vendas foi de 12,5% e da receita nominal de 15,8%.

Para a Fecomércio, o crescimento mensal, ainda que pequeno, é um importante sinal de que a desaceleração das vendas do comércio, verificada durante o segundo semestre de 2011, tende a perder força nos próximos meses. No entanto, como essa movimentação não foi suficiente para compensar o menor ritmo dos últimos períodos, a tendência é que a expansão mais forte do varejo seja percebida somente a partir da metade deste ano.

Devem contribuir para a retomada do crescimento: as medidas de liberação do crédito ao consumidor; a continuidade do crescimento do emprego e da renda, e a manutenção do controle inflacionário.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório