Escolas técnicas de Comércio na Turquia inspiram Missão Empresarial

Atualizado em 31 outubro, 2012

O foco da programação da Missão Empresarial Fecomércio em seu segundo dia de viagem foi a educação voltada ao comércio. Ontem (terça-feira, 30), os 20 integrantes visitaram dois colégios e uma universidade em Istambul, Turquia.

“Fomos surpreendidos com algumas informações como a relação entre escola e família. Como nos foi dito, a partir do ingresso do aluno no Ensino Fundamental, o professor passa a ser um membro da família. E isso efetivamente faz com que a criança cresça sem a necessidade de alguns ensinamentos teóricos que vêm da própria formação familiar”, comenta o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli.

A primeira parada foi na Universidade Fatih, formada por 16 mil alunos, sendo 60% deles bolsistas. É referência de ensino na Turquia. Os integrantes da Missão foram recebidos na Reitoria por Sezai Kara, representante do Centro Cultural Brasil-Turquia, de São Paulo, que também guiou os catarinenses nas outras duas visitas técnicas: ao Colégio Fatih e ao Colégio Fetih.

O Colégio Fatih, com 1,5 mil alunos e 150 professores, é considerado um modelo de educação por vários motivos. As turmas têm no máximo 24 alunos e cada professor “adota” 12 deles, passando a conviver com as suas famílias dentro e fora do ambiente escolar. Os docentes também visitam os estudantes periodicamente em suas casas.

Há ainda a possibilidade de ensino integral (hoje são 120 internos) e 20% dos alunos são bolsistas. Segundo o diretor de relações públicas, Fehim Bargan, é muito mais importante preparar os estudantes para serem pessoas de bem e com sólido caráter do que apenas para o sucesso profissional.

A terceira instituição visitada, o Colégio Fetih, tem como objetivo principal “unir ciência e moral”, investindo na humanização do ensino, sem preconceitos ou imposições religiosas, conforme afirma o diretor de Relações Públicas, Yusuf Altuntas. Atualmente, a escola tem 1 mil alunos e 300 professores, e as empresas turcas são fundamentais para o seu desenvolvimento e manutenção. A admissão é feita por um rigoroso exame de notas.

Diretores do Sesc e Senac devem trazer modelo pedagógico turco

O diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Roberto Martins, se impressionou com o modelo de educação em Istambul e deve trazer inovações para o Estado.“Realmente foi um dia muito proveitoso e podemos levar para Santa Catarina o modelo pedagógico”.

Para o conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac SC), Orivaldo Besen, a visita aponta os acertos da entidade no Estado. “Na verdade, o que nós vimos hoje vem ratificar o que o Senac vem fazendo em Santa Catarina”.

O diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, reforça o argumento. “Primeiro, ratifica que o Senac está coerente na adoção de um modelo pedagógico eficiente e inovador, utilizando o desenvolvimento das competências. E, segundo, pelo apoio que o empresariado dá para o desenvolvimento das escolas para que efetivamente esses alunos possam contribuir com a sociedade”.

Programação de quarta-feira

A Missão Empresarial da Fecomércio chega nesta quarta ao pavilhão da Textıle and Accessorıes Fair, feira permanente de confecções em Istambul, Turquia.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, afirmou que “é importante que os nossos empresários sintam a força e a eficiência desses ambientes de negócios. Na verdade, toda Istambul respira empreendedorismo e comércio, isso faz parte da vida e da hıstoria deste povo. Temos muito a aprender com eles”, reforça.

Nesta quarta-feira (31) à noite, os ıntegrantes embarcam para Pequim, capital da China, onde fazem escala rumo a Guangzhou. Durante dois dias, também terão muıto a aprender em outra feira, a de Cantão, que é a maıor do mundo, com um milhão de visıtantes por dıa e 59 mil expositores.