ECONOMIA

Varejo catarinense tem alta de 13,7% em outubro

Atualizado em 13 dezembro, 2017

Varejo catarinense tem a 12ª variação positiva no volume de vendas, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Em outubro, o comércio cresceu 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em termos de receita nominal, a alta foi de 11,6%.

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) apresentou variação positiva de 11,7%, acima dos 9,7% do mês passado. Esta é a taxa mais alta desde janeiro de 2005 e também o melhor resultado entre todos os estados. O faturamento neste período avançou 12,4%, levemente acima do resultado de do mês anterior (11,7%).

Para o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a curva positiva por meses seguidos reforça que a retomada do comércio varejista catarinense está cada vez mais sólida. “Santa Catarina é o estado que mais recuperou as vendas em 2017 no Brasil. Fatores como o mercado interno consolidado, com menor informalidade, aumento da disponibilidade de crédito, queda nos preços dos alimentos e a retomada do emprego e renda, estimularam esta recuperação”, pontua.

Há meses na dianteira dos demais segmentos, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram novamente a maior alta (22,7%), seguido por móveis (12,9%) e outros artigos de uso pessoal doméstico (11,4%). Por outro lado, houve queda no segmento de tecidos, vestuário e calçados (-10,6%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-1,7%).

No Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 2,5% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado- o 7º resultado positivo consecutivo depois de 23 taxas negativas seguidas nessa base comparativa- e variação de 1% na receita. No acumulado de 12 meses, o país fechou com alta de 0,3%, resultado que não se via desde abril de 2015, e variação de 2,1% na receita.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior