PESQUISA

Maior consumo de pirataria em 2017 foi no dia dos pais e das crianças em Santa Catarina

Atualizado em 17 outubro, 2018

Dia dos Pais e das Crianças foram as datas com maior consumo de produtos piratas em 2017, conforme aponta sondagem da Fecomércio SC. Dos 7% que declararam comprar itens pirateados durante o ano em Santa Catarina, mais da metade do público foi nestas duas datas, à frente do Natal (25,4%), Dia dos Namorados (11,6%) e Dia das Mães (9,4%). Entre as sete cidades pesquisadas, Blumenau (5,1%) tem o menor índice e Lages (28,3%) o maior.

Confira também a pesquisa de 2016

Com 70,3%, o público feminino foi o maior consumidor, contra 29,7% do masculino. Quanto à escolaridade, 51,5% cursa o ensino médio e 25,3% o ensino fundamental. A renda familiar de parte expressiva dos consumidores (75,4%) é de um e cinco salário mínimos. O principal destino de compras foi o comércio de rua (78%), seguido por shopping (12,7%).

A promoção da legalidade e a formalização do comércio estão entre as principais bandeiras da Fecomércio SC. A entidade integra o Conselho Estadual de Combate a Pirataria (CECOP), órgão consultivo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), e atua no combate à pirataria, falsificação, sonegação fiscal e delitos contra a propriedade intelectual.

“O comércio ilegal é um desafio constante enfrentado pelos empresários catarinenses, que impacta diretamente no faturamento das empresas. Este problema econômico e social precisa constar na agenda dos governos e nas campanhas de conscientização da mídia”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A sondagem foi elaborada a partir de dados extraídos das pesquisas de Avaliação do Consumidor após o Dia das MãesDia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal,  nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma,Florianópolis, Itajaí,Joinville e Lages.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior