Inteligência de mercado como ferramenta de gestão

Atualizado em 12 dezembro, 2017

Toda crise abre espaço para criarmos oportunidades, e é nesse momento que vivenciamos uma tímida retomada da confiança do consumidor catarinense, que nós empresários, devemos voltar nosso olhar para a gestão, fazendo uso de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão.

O uso de ações disruptivas, como mudanças de melhoria contínua, trazem benefícios aos negócios, assim como a análise de indicadores relacionados ao público-alvo. O conjunto de percepções do consumidor no processo de compras – efetivação e atributos que influenciam no consumo, experiência de compra, e qualificação no atendimento- são estratégias que tornam seu negócio ímpar no mercado. Essa inovação deixa o cenário mais competitivo e com isso há a necessidade de maior diversificação e diferenciação dos serviços.

Atenta as mudanças, a Federação do comércio de bens, serviços e turismo – Fecomércio SC há décadas vem atuando em favor do setor, ao lado do empresário no enfrentamento dos desafios conjunturais. Através de nossas pesquisas econômicas, realizadas mensalmente, disponibilizamos informações de inteligência de mercado, com dados confiáveis dos principais indicadores como de consumo das famílias e endividamento dos catarinenses. Além de realizarmos valiosos estudos, que cruzam dados do volume de vendas e comportamento na hora da compra das principais datas comemorativas para o comércio, elementos esses, que mensuram o comportamento de mercado e norteiam o planejamento do empresário.

É possível afirmar que os indicadores em Santa Catarina estão em uma trajetória ascendente, acima da média em comparação com outros estados do Brasil. Alcançamos em agosto a 10ª alta consecutiva no volume de vendas, com uma alta de 16,4% em relação a 2016, segundo IBGE.

Os números atestam a pujança de nossa economia e a possibilidade de retomada do crescimento tão logo que as incertezas políticas se dissipem e o emprego e a confiança do consumidor sejam restabelecidos. Representando um setor responsável por gerar 63,5% da riqueza no Estado que emprega 1,4 milhão de pessoas, é nosso compromisso defender a competitividade e longevidades das empresas catarinenses.

Conteúdo originalmente publicado na Revista Impar, do Grupo RIC, em novembro de 2017
Artigo de Bruno Breithaupt, presidente do sistema Fecomércio SC Sesc|Senac