Novo ano, compromisso renovado com comércio catarinense

Atualizado em 25 maio, 2018

À frente do setor do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina, a Fecomércio SC, completa hoje, 10 de agosto, 68 anos de história de defesa do comércio catarinense. Durante todos esses anos, a Federação foi além, seguindo seus objetivos iniciais e se consolidando em todo o Estado como referência de representação e articulação empresarial, através de uma atuação comprometida com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina e do Brasil, calcada nos princípios da ética, sustentabilidade, transparência, empreendedorismo e da inovação.

Após seis décadas de atividades, a Fecomércio SC chegou em 2016 representando 70 sindicatos filiados. Uma abrangência que confere respaldo estadual e permite realizar um importante trabalho, já que ao lado dos sindicatos constrói nas esferas regionais e municipais uma atuação propositiva e com vistas ao desenvolvimento regionalizado. O que permite essa forte inserção regional é o fato de que a Fecomércio SC conta com uma gestão descentralizada setorial e regionalmente.

Diante de uma acentuada crise econômica, nos últimos dois anos, a atuação da Federação, em conjunto com a entidade máxima do comércio, a CNC, e os 70 sindicatos filiados em todas as regiões do estado, se tornou ainda mais determinante para minimizar os efeitos na queda do consumo, dos lucros e da renda das famílias para as empresas do comércio, serviços e turismo.

Em outra frente vêm lutando contra o aumento da carga tributária, pela racionalização e eficiência dos gastos públicos e pela atualização das leis trabalhistas. O atual momento exige mobilização das entidades representativas para superação do cenário recessivo. É por esse caminho que a Federação trabalha e pretende trilhar nos próximos anos.

Por acreditar nessa força viva dos empresários, a Entidade  ampara seus interesses na promoção do bem-estar e da qualificação profissional através dos serviços  de qualidade ofertados aos comerciários pelos braços operativos do Sistema: O SESC com sua visão educacional abrangente desde o ensino básico e seu projeto pioneiro no país de creches – em fase de implantação – e o SENAC, que através da capacitação profissional  oportuniza conhecimento por meio de cursos profissionalizantes, EAD e ensino superior em diversas áreas relacionadas ao comércio.

Ao longo de sua trajetória a Fecomércio SC atua e continuará atuando para defender o maior setor da economia catarinense, responsável por 62,4% do PIB do estado, que gera 70% da arrecadação estadual e emprega 62,0% de toda a mão de obra formal do estado de Santa Catarina.

Originalmente publicado no jornal Notícias do Dia