Novas oportunidades em momentos de crise

Atualizado em 25 maio, 2018

O dinamismo econômico faz com que Santa Catarina esteja à margem da crise que vem travando o crescimento em todo o país. Nossa situação ainda é positiva, quando comparada com os demais estados brasileiros que vem registrando números abaixo da média.  Aqui o desemprego, é o mais baixo do Brasil, chegou inclusive a cair entre o terceiro e o quarto trimestre de 2015. Passou de 4,4% para 4,2%. Isso é fruto basicamente da diversidade da economia catarinense.

Portanto, a travessia deste período exige criarmos condições para o investimento em infraestrutura e inovação nas diversas vertentes de nossa economia, a fim de aumentarmos nossa produtividade.

Entre as oportunidades, a atividade portuária catarinense se destaca no cenário econômico.  Itajaí, São Francisco do Sul, Imbituba e Navegantes marcam presença no mapa portuário brasileiro, transformando Santa Catarina num grande ator no comércio exterior brasileiro.

Com o crescimento da produção catarinense, é fundamental que haja um planejamento de infraestrutura integrado, com investimento nas rodovias, ferrovias para um melhor acesso aos portos e eficaz escoamento de toda produção.

É preciso investir em inovações para aumentar a produtividade, porém muitas dessas ações esbarram nos entraves de infraestrutura e burocracias. Possuímos condições de retomar o caminho do crescimento, e do investimento antes do resto do país.

Nós catarinenses, temos a capacidade de superar e inovar em uma conjuntura desfavorável ao crescimento econômico. Possuímos condições de retomar o caminho do crescimento e do investimento.

Originalmente publicado na Revista Portuária

 

 

Leia também

30 novembro, 2022

Planos de transição e a situação financeira das famílias

19 julho, 2021

Reforma da previdência: uma mudança necessária

21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC