Importância da educação para os futuros empreendedores

Atualizado em 25 maio, 2018

A educação é uma das áreas prioritárias do Sistema Fecomércio SC que ao longo de sete décadas oferta aos catarinenses serviços educacionais, desde a formação inicial até o ensino superior, oportunizados pelos braços operativos do Sistema: SESC e SENAC. Educar para o futuro é uma de nossas missões primordiais exercidas com excelência há décadas. Nossas instituições oportunizam a uma criança que entra no ensino básico no SESC, sair formada pelo SENAC, com curso superior e capacitada para empreender.

O estímulo ao empreendedorismo faz parte das ações realizadas pelo Sistema, possuímos um alto índice de alunos que empreendem, justamente porque são muito incentivados a abrir o próprio negócio ao longo dos cursos ofertados pelo SENAC. A metodologia da instituição utiliza como diferenciais projetos integradores e Trabalhos de Conclusão de Semestre que possibilitam ao aluno associar os conteúdos abordados durante o curso para aplicação no mercado. Além disso, os profissionais que atuam como professores do SENAC possuem experiência de mercado, muitas vezes como empresários, trazendo para a sala de aula o cotidiano da profissão, inspirando os alunos a empreender.

Estamos constantemente buscando experiências em outros países para aperfeiçoar o que já se tem feito em Santa Catarina. A Missão Técnica Vale do Silício organiza uma imersão de empreendedores no mais famoso centro da inovação do mundo, um aglomerado de sedes de startups como Uber, AirBnB e Netflix. A experiência estimula insights e possibilita que os empresários brasileiros identifiquem novas oportunidades de negócios.  Fomos surpreendidos com a presença de jovens em cargos importantes nas empresas e retornarmos com o desafio de desenvolver novas práticas, fomentando parcerias privadas que oportunizaram as universidades americanas investirem em pesquisa, valorizando a educação e incentivando a inovação.

Recentemente em viagem à Coreia do Sul, nos chamou atenção o incentivo às pequenas empresas, através dos subsídios de profissionais capacitados ofertando sustentabilidade no desenvolvimento de produtos para que as empresas tenham um terreno fértil para seu crescimento.

Sabemos que a educação é o princípio de construção da cidadania como motor do desenvolvimento econômico e social. Acreditamos que só teremos chances reais de mudar o Brasil se investirmos no conhecimento e no ensino. Aspiramos inovar e empreender, através de uma estrutura educacional já reconhecida pelas empresas catarinenses.

Originalmente publicado na Revista Empreendedor