Santa Catarina e Argentina: portas abertas à integração do comércio, serviços e turismo

Atualizado em 25 maio, 2018

A visita do presidente argentino Mauricio Macri, em Brasília, deixou um legado muito importante às relações bilaterais entre os dois países. Um dos temas mais relevantes foi a aproximação do Brasil e da Argentina com países da costa do Pacífico, como Chile e o Peru e também com o México, ante o crescente protecionismo dos Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump. Essa aproximação, certamente, é uma grande oportunidade para o Brasil expandir seu comércio exterior em busca de novos mercados, os quais antes ficavam restritos as relações desses países com os Estados Unidos.

Outro assunto importante na pauta do encontro foi o prosseguimento das tratativas para a padronização das normas técnicas e fitossanitárias entre os dois países, por meio da criação de uma agência binacional. Essa matéria configura-se como um dos principais entraves para potencializar o comércio entre os países vizinhos. Medidas dessa natureza são de suma relevância, haja vista, que a despeito da realidade econômica do Brasil – sem grande crescimento desde 2014 – a corrente de comércio entre os dois principais países da América do Sul, vem se reduzindo. No ano de 2013, a soma entre as exportações e importações chegou a US$ 36 bilhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Em linhas gerais, ainda permanece o fato de que Brasil, mesmo estando ao lado da Argentina, não consegue competir com os produtos chineses, os quais estão a mais de 18 mil km de distância. Um real desvalorizado ajuda, mas não pode ser o fator determinante para a competitividade. É fundamental, ampliar a infraestrutura brasileira, desburocratizar procedimentos e modernizar as legislações tributárias e trabalhistas.

Por fim, a lição que deve ficar desta visita de Macri ao Brasil é que a retomada do crescimento do fluxo comercial é fundamental para fortalecer e estreitar a relação entre os dois países. Aqui no Estado, foi dado um passo importante para estreitar os laços econômicos com a implantação da Câmara de Comércio Argentina – Santa Catarina. O órgão, criado pela Fecomércio SC, FIESC em parceria com a embaixada da Argentina no Brasil, está atuando na aproximação de empresários catarinenses e argentinos,atraindo investimentos e potencializando as operações de comércio exterior, serviços e turismo.

Leia também

30 novembro, 2022

Planos de transição e a situação financeira das famílias

19 julho, 2021

Reforma da previdência: uma mudança necessária

21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC