Expectativa de gasto com o Dia das Mães sobe 24,5% em 2014

Atualizado em 03 janeiro, 2018

Na manhã desta terça-feira, dia 22, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) divulgaram a parceria das entidades na produção das pesquisas sazonais do Estado. Na coletiva, os presidentes das duas federações ressaltaram a importância da unificação dos dados, que dará mais condições aos empresários para aproveitarem as datas comemorativas.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

“Vamos disponibilizar dados com uma representatividade maior e com mais assertividade. E isso trará melhores resultados para o comércio catarinense, com avanço no serviço oferecido ao empresariado e à imprensa”, explica o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Para nós é sempre uma preocupação dar esse suporte de informações aos lojistas para se prepararem, e com o resultado verificarem o desempenho do comércio. A partir de agora, com esse convênio, somamos esforços e vamos facilitar a evolução do varejo”, diz o presidente da FCDL/SC, Sérgio Medeiros.

Também participaram da apresentação da parceria e da divulgação da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães, realizada no auditório da Fecomércio, o diretor-executivo da entidade, Marcos Arzua, e os vice-presidentes da FCDL, Ivan Tauffer e Osmar Silveira. Os números da pesquisa foram apresentados pelo assessor econômico da Fecomércio SC, Mauricio Mulinari.

Crescimento

O gasto médio dos catarinenses com as compras para o Dia das Mães será maior que o do ano passado, passando de R$ 151,39 para R$ 188,55. A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia das Mães 2014 revela ainda que os moradores da Capital gastarão mais do que os das outras cidades do Estado (R$ 192,90 por pessoa), seguidos de Itajaí, com R$ 185,71, e Lages, com R$ 176,28.

O crescimento da expectativa de gasto médio no Estado é bastante considerável, 24,5% – sem descontar a inflação do período, que foi de 6,15% segundo o IPCA do IBGE. O incremento real também é justificado pela evolução da situação financeira das famílias, outro dado levantado pela pesquisa.

O estudo, que tem o objetivo de orientar os empresários para as vendas e revelar as principais tendências de compras para este ano, foi realizado nos dias 9 e 11 de abril nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Os dados mostram que o consumidor do Dia das Mães é formado, em sua maioria, por mulheres jovens (58,9%), com idade entre 18 e 35 anos (66,6%). Em relação ao grau de escolaridade destes consumidores, a maioria tem ensino médio completo (40,1%) ou grau de instrução maior que isso, como ensino superior incompleto (16,9%) e superior completo (16,1%).

Pagamento

Em Santa Catarina, a pretensão de pagamento das compras será em dinheiro (69,9%). Joinville é a cidade com maior número de consumidores que afirmaram preferir pagar à vista (85%), seguida de Itajaí, com 81,6%, e Florianópolis, com 71,1%. Boa parte (65,5%) dos consumidores afirmou, também, que vai fazer pesquisa de preço antes de fechar a compra. A cidade com maior índice é Itajaí (75,9%).

Comércio de rua e roupas

O comércio de rua, como em 2013, será o local preferido para garantir o presente do Dia das Mães. Pelo menos 64,9% dos catarinenses deverão percorrer as ruas das cidades. A segunda opção para ir às compras são os shoppings centers (23,2%).
Novamente, o vestuário está na liderança na escolha do presente dos catarinenses (42,3%), com destaque para Itajaí, onde 55,5% declararam a preferência.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra