Terceirização torna o negócio mais competitivo

Atualizado em 01 setembro, 2014

A terceirização da mão de obra dentro das empresas contribui para tornar o negócio mais competitivo, estimula o emprego e beneficia o consumidor, com produtos de qualidade e de menor custo, segundo avaliação do presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FecomercioSP, José Pastore. A avaliação foi feita durante o seminário "Terceirização e STF: o que esperar?".

O tema do debate chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e abre a possibilidade da legislação trabalhista ser modernizada e, consequentemente, flexibilizada, caso permita a contratação de serviços terceirizados.

No evento, Pastore citou que a terceirização incrementa a produtividade, aumenta a especialização do profissional, reduz controles internos, permite a melhor supervisão de outras áreas, simplifica a estrutura empresarial, reduz perdas e custos fixos, além de incentivar a modernização tecnológica das empresas, elevando a competitividade geral. "Do ponto de vista social, a terceirização gera empregos, aumenta a necessidade da qualificação dos empregados, induzindo ao aumento de renda, resultando, assim, em melhorias para a vida de cada um", analisou.

Modernização

Na avaliação do presidente do Conselho de Relações do Trabalho, terceirizar mão de obra é resultado da modernização trabalhista, que se apoia na fragmentação do trabalho para gerar melhores resultados. "A terceirização foi caminhando cada vez mais para a atividade-fim, sempre dentro do espírito da parceirização". Para ele, as críticas que colocam o modelo de contratação como precarização do trabalho são infundadas, já que há teor de parceria entre as empresas. "Terceirização bem feita e que dá resultado é aquela realizada como parceria e não como mera compra e venda de serviços. Funciona bem quando a contratada e a contratante operam como parceiros, em um ambiente de corresponsabilidade", explicou.

No evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sergio Longen, apresentou o estudo "Sondagem Especial – Indústria Total", realizado em julho pela CNI. A pesquisa, feita com 2230 indústrias, mostrou que 70% das empresas entrevistadas utilizam serviços terceirizados. "Tais estatísticas revelam que empresas de todos os portes estão atentas a ganhar eficiência, produtividade e competitividade. Raras são as empresas que conseguem fazer todos os serviços. Hoje, não são terceirizadas apenas atividades de apoio, mas também aquelas que integram a atividade produtiva", indicou Longen. Para ele, o modelo de contratação é a forma de gestão essencial para obter melhores técnicas e tecnologias que contribuam com a competitividade do negócio.

Colapso

O estudo rebate as críticas ao processo, indicando que 74% das empresas industriais que utilizam serviços terceirizados verificam o cumprimento das normas de saúde e de segurança do trabalho junto à empresa contratada, assim como 75% conferem o pagamento dos encargos trabalhistas. Caso o uso de mão de obra terceirizada dentro das empresas seja barrado ou dificultado, 57% das indústrias serão prejudicadas. "A limitação da terceirização pode causar um colapso nas empresas brasileiras, refletindo negativamente no nível de emprego e impactando a sociedade. Seria prejudicial não só para a cadeia produtiva brasileira, mas também para os trabalhadores e a sociedade em geral", indicou Longen.

Considerando o atual panorama da legislação do modelo de contratação, 60% das empresas indicam a insegurança jurídica e os possíveis passivos trabalhistas como principais obstáculos. "Há a necessidade de regular o tema de forma clara, precisa e balanceada. O ideal seria urgentemente disciplinar legalmente a terceirização. O Brasil não pode permanecer sem alicerces que deem base. É preciso permitir terceirizar em qualquer atividade, para que seja possível ampliar a competitividade", recomenda Sergio Longen.

Fonte: Fecomércio SP
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior