Intenção de gastos para o Dia das Crianças sobe 19,4%

Atualizado em 03 janeiro, 2018

O gasto médio das compras do Dia das Crianças deste ano será de R$ 178,91, segundo pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC. O valor é consideravelmente maior – 19,4% – do que o de 2013 (R$ 149,78) e acima da inflação do período, que foi de 6,5%, segundo o IPCA do IBGE. A cidade com maior gasto médio é Florianópolis, com R$ 207,18.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Este ano, a pesquisa mostra otimismo das famílias catarinenses em relação à situação financeira, com 47,8% dos entrevistados declarando estarem em situação melhor do que a do ano anterior. O otimismo, no entanto, não significa gastos não planejados. Pelo contrário. A grande maioria das pessoas ouvidas – 72,6% – afirmou que vai realizar pesquisa de preços antes de decidir pela compra dos presentes.

Preço, portanto, é a preocupação central revelada pela pesquisa, segundo 33% dos entrevistados, seguida por promoções (26%) e atendimento (25%). Assim, tudo o que contribuir para um menor gasto e uma melhor experiência de compra é de interesse dos consumidores neste período.

Análise importante a ser feita é que o considerável aumento do gasto médio e do otimismo das famílias registrados pela pesquisa não refletem no crescimento das vendas. “Isto pode ser explicado pelas altas taxas de juros que trazem condições não favoráveis aos consumidores, se comparado com os anos anteriores”, ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, destaca que estão incluídos na previsão os investimentos de pais e mães com passeios e viagens com os filhos para aproveitar a data especial. “Observamos uma tendência de, ao invés de só darem presentes no Dia das Crianças, os pais optarem por gastar um pouco com momentos em família e aproveitar o período para viajar e passear com a criançada”, enfatiza. Observado isso, o dirigente lojista afirma que, na avaliação da entidade, as compras de presentes devem crescer 1%.

Para avaliar o perfil do consumidor durante o período que antecede o Dia das Crianças e o impacto econômico da data, a Fecomércio SC e FCDL/SC realizaram a pesquisa de intenção de compras. Foram entrevistadas 2.736 pessoas, entre os dias 17 e 20 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

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