Insegurança afeta vendas no comércio e aumenta custos do setor

Atualizado em 01 outubro, 2014

Queda no faturamento, mudança na rotina de trabalho e insegurança são os principais problemas trazidos para o comércio pela mais nova onda de atentados criminosos em Santa Catarina. Sondagem realizada pela Fecomércio SC na última onda de atentados – fevereiro de 2013 – já havia mostrado estas questões, sendo que em Florianópolis, por exemplo, 81% das empresas do comércio disseram ter adotado alternativas para enfrentar a insegurança, como reduzir horário de atendimento, oferecer transporte aos funcionários e mudança nos turnos de trabalho.

De acordo com o diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, diversos fatores potencializam o dano que as empresas estão tendo com essa onda de violência. “As empresas estão sendo fortemente afetadas, porque elas precisam fazer uma adequação dos seus turnos de trabalho, e isso importa num aumento de custos. Há também uma diminuição no movimento dos estabelecimentos comerciais que, pelas sondagens que a Fecomércio tem feito, já está em índices muito próximos às ações de violência anteriores. O mais grave é que estamos vivendo esse ambiente de insegurança e essa retração em um ano em que nós tivemos um comportamento não muito favorável de vendas no comércio e em um período que antecede uma data importante para o setor, que é o Dia das Crianças. Além disso, caso essa onda de violência se mantenha, há o temor de que essa situação possa afetar o interesse dos turistas e dos visitantes em relação às festas de outubro em Santa Catarina, com o cancelamento de viagens e de hospedagens. Esse ambiente de insegurança faz com que o consumidor e o turista fiquem retraídos”, disse.

Segundo Arzua, a classe empresarial tem adotado todas as medidas de orientação para manter a regularidade de atendimento dos estabelecimentos comerciais, como contratar transporte exclusivo e adequar horários para que o trabalhador possa chegar em casa com segurança. As ações visam garantir, ainda, que o consumidor possa ter acesso aos produtos que procura sem dificuldade. Empenhada em colaborar para que a sociedade catarinense possa voltar à normalidade, a Fecomércio SC espera e confia que o Estado cumpra com seu papel de garantir a segurança para que consumidores, empresários e trabalhadores possam retomar suas rotinas.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior