IPTU: Fecomércio SC avalia mais um adiamento do TJSC

Atualizado em 16 outubro, 2014

O Órgão Especial do TJSC adiou pela quinta vez o julgamento da ação contrária à LC 480/2013, que prevê o reajuste do IPTU na Capital entre 50% e 250%, dependendo da razão da utilização e do valor do imóvel.

Vice-presidente da Fecomércio SC e também presidente do Sindicato de Habitação de Florianópolis e Tubarão (Secovi), Fernando Willrich explica que a lei é inconstitucional e impacta não somente o valor do IPTU, como também o do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) que passaria de 2% para 3% e da alíquota para financiamento de imóveis, com reajuste de 0,5% para 3%.

“A matéria é complexa e isso se reflete no julgamento da nossa ação, que divide o TJSC. Nesta última sessão, por exemplo, dos 20 votos, 10 foram a favor da lei e outros 10 contra, de alguma forma, seja total ou parcialmente. Mesmo com a possibilidade da prefeitura aprovar esta lei, entendemos que é necessário o diálogo com as entidades representativas e, principalmente, que a prefeitura se sensibilize e reveja o conteúdo e os reajustes previstos. Afinal, não se pode aprovar uma lei por mero objetivo arrecadatório, com o risco de a prefeitura ter que lidar com uma enxurrada de ações contrárias”, destaca Willrich.

Desde que a Câmara de Vereadores aprovou a LC 480/2013, a prefeitura está em confronto com diversas entidades, entre elas, o Secovi, que também ajuizou a ação em análise no TJSC. A Lei Complementar nº 480/2013 foi aprovada no fim do ano, mas a aplicação do reajuste do IPTU foi suspensa em janeiro de 2014, após liminar do desembargador José Gaspar Rubick. A previsão é que a matéria volte a julgamento no dia 5 de novembro.

Foto: Gabriel Rosa/Agência RBS

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior