PMS de agosto mostra que desaceleração econômica chegou ao setor de serviços

Atualizado em 22 outubro, 2014

Para a Fecomércio SC, os resultados dos últimos meses da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE, indicam que a desaceleração econômica brasileira chegou ao último elo da cadeia econômica, o setor de serviços. Até então, a forte inflação do setor servia como maneira de compensar os aumentos dos custos de produção. Entretanto, com o aprofundamento dos problemas da economia, os serviços passaram a também não conseguir repassar os custos para os preços, gerando desaceleração em seu faturamento.

Em Santa Catarina, no mês de agosto, a receita nominal do setor de serviços cresceu 7,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a receita ficou em 10,8%. Nos serviços prestados à família, o crescimento catarinense acumulado em 12 meses foi de 10,1%; serviços de informação e comunicação, 12,1%; serviços profissionais, administrativos e complementares também registraram aumento de 12,1%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 8,8%; e outros serviços 15,4%.

Brasil

Em agosto, o setor de serviços registrou, no Brasil, um crescimento nominal de 4,5% na comparação com agosto de 2013, inferior às taxas observadas em julho (4,6%) e junho (5,8%). Este resultado é o menor desde o início da série. Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 9%; os serviços de informação e comunicação, de 1,7%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,9%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,2%; e outros serviços, de 10,6%. O crescimento nominal acumulado no ano e o acumulado em 12 meses foram 6,7% e 7,4% respectivamente, também as menores taxas na série.

O resultado de 1,7% registrado nos Serviços de Informação e comunicação (inferior às variações de 2,1% de julho e 5,7% de junho) combinado com o resultado de 3,2%, registrado nos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (inferior às variações de 4,6% de julho e 4,7% de junho) foram os fatores que contribuíram para que o resultado do mês de agosto se situasse em um patamar inferior aos dos meses anteriores.

O setor de serviços sofre os impactos da desaceleração do comércio (que caiu -6,0% em agosto 2014, comparado com agosto de 2013) e da indústria que no acumulado de 2014 recuou -3,1% no Brasil e -2,4% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. A atividade industrial do país anda junto com o setor de serviços.

Descolamento

O resultado do mês de agosto também chama atenção para o fato de já ser o sexto mês consecutivo que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em agosto, o IPCA dos serviços foi de 8,44% no acumulado de 12 meses. Esse descolamento é uma resposta à desaceleração da produção do país, que se intensificou no segundo trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) de serviços encolheu 0,5% na comparação com o trimestre anterior.

A inflação dos serviços tem perspectiva de perder força nos próximos meses, entretanto isso deve ser relativizado, haja vista que os mesmos fatores que farão os preços cair agem para reduzir o faturamento. A estagnação do mercado de trabalho e do nível de renda poderão deprimir o consumo das famílias. Isso vai afetar o núcleo que está crescendo com mais força atualmente, aquele composto pelo faturamento das empresas que prestam serviços às famílias.
 

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior