Missão da Fecomércio abre porto e Conselho de Shanghai para negócios com SC

Atualizado em 29 outubro, 2014

No primeiro dia de agenda oficial da Missão Empresarial da Fecomércio SC na China, nesta quarta-feira, dia 29, os integrantes da comitiva catarinense realizaram uma visita técnica ao Porto de Shanghai e foram recebidos pelo secretário-geral do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Zhao Jiangdong. Convidado pelo diretor-executivo da federação, Marcos Arzua, a visitar Santa Catarina no ano que vem, Jiangdong prontamente aceitou conhecer o potencial econômico do Estado e estabelecer contatos com os empresários catarinenses por intermédio do Centro Internacional de Negócios que a Fecomércio vai inaugurar em 2015.

Maior centro comercial e financeiro da China, Shanghai tem o maior terminal de cargas do mundo. O porto de Shanghai é inimaginável para os padrões brasileiros. Construído em três anos (2002 a 2005) sobre uma ilha na embocadura do Rio Yangtsé com o Mar da China, ligada ao continente pela ponte de Donghai, com 32km de extensão, o porto movimenta 10 vezes mais carga por ano que o maior porto brasileiro, o de Santos.

Segundo o responsável pela administração do porto, Mr. Liu Haihu, o terminal tem capacidade para movimentar 10 mil toneladas a cada meia hora, o que corresponde a 16 navios descarregando ao mesmo tempo. O porto tem, ainda, mais dois terminais de petróleo numa área de 10 quilômetros de costa. Isso representa maior capacidade que a dos portos de Itapoá, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Imbituba e Paranaguá (PR) juntos, que conseguem, somados, movimentar 15 navios, mas com maior tempo de espera e sem serem capazes de receber embarcações como os supercargueiros com 400 metros e carga de 18 mil contêineres.

Conselho

Na audiência com o secretário-geral do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional, os representantes chineses e catarinenses fizeram uma exposição sobre os cenários de negócios em Shanghai e em Santa Catarina e acordaram intercâmbios para os próximos meses. O diretor-executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, entregou à autoridade chinesa uma publicação elaborada pela entidade, em mandarim e em inglês, contendo informações econômicas sobre o Brasil e Santa Catarina e a organização do Sistema Comércio no país.

O vice-presidente de Varejo da Fecomércio SC, Sandro Moretti, disse ter ficado impressionado com a grandeza do Porto de Shanghai e disse que, após os contatos realizados, os empresários catarinenses podem se sentir mais seguros para fazer negócios, tanto de importação quanto de exportação. "Fomos muito bem recebidos também no Conselho de Comércio Internacional. Ficamos felizes com a disponibilidade deles em ir a Santa Catarina para estreitarmos relacionamentos com os empresários dos mais diversos segmentos. Eles estão bem receptivos, tanto para mostrar o que eles têm a nos oferecer quanto ao que podemos trazer para cá", afirmou Moretti.