Elevação da taxa de juros prepara terreno para aumento dos preços administrados

Atualizado em 30 outubro, 2014

Para a Fecomércio, a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de elevar a taxa de juros para 11,25% indica que o cenário inflacionário do país é preocupante e necessita de atenção. Entretanto, a resposta dos preços ao aumento da taxa de juros está se dando de maneira muita lenta. Em contrapartida, a queda no volume de vendas do comércio e nos níveis de produção da indústria já foi fortemente atingindo.

A entidade considera que a elevação de 0,25 pontos percentuais prepara o terreno para um aumento dos preços administrados, como a gasolina e a energia, que atualmente encontram-se defasados. O reajuste trará pressões inflacionárias adicionais e mais pressões para a elevação dos juros, aprofundando seus efeitos negativos sobre o setor produtivo, ao onerar os investimentos e dificultar ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento. Diante deste quadro, a Fecomércio SC acredita que outras medidas, como fortes investimentos na infraestrutura energética e petrolífera do país, somadas a um verdadeiro ajuste fiscal e a uma subsequente reforma tributária e trabalhista, seriam muito mais efetivos para combater ambos os problemas: baixo crescimento e inflação.

Aperto monetário

O Copom decidiu elevar a taxa de juros depois de quatro reuniões sem aumento. A taxa básica de 11,25% é a maior desde outubro de 2011. Os juros aumentaram 4 pontos percentuais desde a mínima de 7,25% de março de 2013. É um dos mais longos ciclos de aperto monetário desde o início do regime de metas de inflação inaugurado em 1999.

A elevação desta quarta-feira reflete uma maior preocupação por parte do comitê com a inflação, visto que, no acumulado de 12 meses em setembro, ela fechou em 6,75%, acima do esperado pelo Banco Central (6,6%). Além disso, a desvalorização do real, que chegou a 10% ao longo do último mês, traz mais preocupações com os níveis de preço, na medida em que encarece nossas importações. A expectativa para as próximas reuniões é que o Copom siga aumentando a taxa de juros, pois, os déficits em conta corrente, que chegam a 3,7% do PIB, seguirão pressionando a desvalorização do real.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior