31ª Oktoberfest: ações na Vila Germânica alavancaram o faturamento do comércio

Atualizado em 30 janeiro, 2018

A 31ª edição da Oktoberfest Blumenau, realizada em 2014, apresentou mudanças positivas em relação ao ano anterior. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC apresentada às autoridades locais e à imprensa, nesta terça (25), na Casa do Comércio de Blumenau, a abertura diária da Vila Germânica no horário de almoço foi um dos fatores responsáveis pelo aumento de 10,3% no faturamento do comércio dos pavilhões.

Leia a pesquisa na íntegra

Também há diferenças no perfil do público que visitou a edição de 2014, conforme tendência antecipada pela Fecomércio SC em 2013. Se, nos anos anteriores, a Oktoberfest era vista como uma festa de jovens solteiros, neste ano, o evento se consolida como um espaço democrático, com aumento de 17% entre os turistas de 36 a 45 anos e predomínio de casais, que representaram 48,3% dos visitantes. Neste ano, o gasto médio ficou em R$ 113,43.

Contribuição do setor

O presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Schramm, afirmou que a pesquisa de turismo da Oktoberfest é uma contribuição do setor de comércio, bens e serviços à organização do evento e ao empresariado local. “A função desta pesquisa é dar respaldo às ações do dia-a-dia da festa, que afetam o comércio local, rede hoteleira e a própria população. Por meio dos dados compilados pela publicação, o empresariado local e os organizadores da Oktoberfest conseguem se preparar para potencializar o movimento e o faturamento da economia local”, ressaltou Schramm.

Também presente no evento, representando o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o secretário de turismo da cidade e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, afirmou que a pesquisa cumpre o papel de informar e de ser uma fonte de consulta constante para o sucesso do evento. “Ter em mãos uma pesquisa que ouve o turista e o empresariado é ter uma medição ampla e precisa do impacto da Oktoberfest na economia local. Mais do que confirmar o crescimento da festa e a ótima avaliação dela perante seus visitantes e turistas, é ver que Blumenau se consolida como destino, com ou se feriado e eleições. Com esses dados, temos um norte para as ações futuras, principalmente no que se refere ao marketing do evento”, afirmou.

Festa nacional

A pesquisa também confirmou a expressividade da Oktoberfest Blumenau no cenário nacional, com grande presença de turistas dos estados de São Paulo (25,8%) e do Rio de Janeiro (12,1%). Mas ainda são os conterrâneos catarinenses que mais aproveitam a festa, representando 29,7% do total de visitantes.

Na avaliação geral, a Oktoberfest manteve avaliação ótima junto aos turistas, em relação aos preços praticados durante a festa e à estrutura geral da cidade. A boa avaliação dos turistas resultou no percentual de 86,6% dos que retornarão no próximo ano. Isso comprova que a festa de 2014 foi um evento de sucesso junto ao público.

Os empresários, por sua vez, tiveram uma opinião menos otimista do que os turistas, devido ao menor crescimento do movimento e do faturamento no comércio da região. O resultado geral, no entanto, não foi negativo. Entre os empresários do comércio de rua e de shopping, a pesquisa registrou 37,3% e 25% de avaliação “boa”, respectivamente. Quem mais se beneficiou, no entanto, foram os empresários do comércio da Vila Germânica, que tiveram alta de 10,3% no faturamento e 66,7% de avaliação boa.

A pesquisa de turismo Oktoberfest Blumenau 2014 foi realizada entre os dias 9 e 28 de outubro, com entrevistas de 575 turistas e 329 estabelecimentos comerciais de Blumenau, entre eles, 24 hotéis. Além das entrevistas com turistas e empresários, o Núcleo de Pesquisa da Fecomércio SC realizou 633 flagrantes nas catracas de entrada da Vila Germânica, com a finalidade de identificar o perfil dos participantes do evento e sua origem.

Foto: Marcelo Martins