Manoel Dias diz que Brasil voltará a crescer no segundo semestre

Atualizado em 22 maio, 2015

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, encontrou-se com empresários de Itajaí, na manhã desta sexta-feira na sede da Intersindical Patronal, e disse, durante o discurso que antecedeu o almoço oferecido pela entidade, que o país voltará a crescer no segundo semestre. "Esse momento difícil vai ser superado. O governo está fazendo as correções necessárias e vai anunciar, em breve, cortes também no setor público. A crise sempre é política e isso se reflete na economia. Mas, com os ajustes e com o nosso mercado interno de 100 milhões de consumidores, o comércio vai se recuperar e a indústria vai voltar a investir", disse Manoel Dias.

A Fecomércio esteve representada no evento pelo seu vice-presidente de Atacado, Amarildo José da Silva, também presidente do Sincadi, que disse que o ministro está sensível aos pleitos dos sindicatos patronais. "O ministro também se mostrou bastante aberto à necessidade de fortalecimento do sistema sindical brasileiro, reconhecendo a importância das entidades patronais na estrutura democrática", afirmou Amarildo.

Presidente da Intersindical Patronal de Itajaí, Marcelo Petrelli disse que o encontro serviu para aproximar o Ministério do Trabalho e Emprego das entidades sindicais. "O ministro informou que a sua pasta está dando fluxo ao trabalho, que estava represado, de quase quatro mil processos de registros e alterações de sindicatos. Até o final do ano isso deve estar concluído", disse Petrelli.

Investimentos

Manoel Dias afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego investirá perto de R$ 150 bilhões de reais, provenientes de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, recursos que vão estimular a economia brasileira. "Desse total, R$ 56 bilhões serão destinados para a casa própria dentro do programa Minha Casa, Minha Vida; R$ 17 bilhões irão para obras de saneamento; R$ 12 bilhões para a mobilidade urbana; e R$ 44 bilhões em obras de infraestrutura", anunciou.

Segundo o ministro, que anunciou os números do Caged, em Florianópolis, na tarde desta sexta, apesar do fechamento de quase 100 mil vagas em abril no país, o governo está atento a esse momento de adaptação do mercado. "Isso vai passar. O mercado está assustado com a volta da inflação e com o problema da corrupção, que está sendo investigado. Pela primeira vez nesse país os corruptores estão presos. Isso é uma mudança positiva. Mas o Brasil tem um dos maiores mercados do mundo. Por isso estamos investindo em inovação e qualificação da mão de obra. Um profissional qualificado não fica sem emprego. Hoje, o Portal Mais Emprego, do nosso Ministério, tem mais de 700 mil postos de trabalho em oferta. São 72 mil vagas somente em Santa Catarina", disse Manoel Dias.

Participaram do encontro com o ministro, além empresários e dirigentes sindicais ligados à Intersindical, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT); o prefeito de Itajaí, Jandir Belini ; o prefeito de Tijucas, Valério Tomazi; e a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rebello (PMDB).