Breithaupt fala sobre os desafios da educação para o Sistema Fecomércio em Jaraguá do Sul

Atualizado em 30 julho, 2015

Segundo da série de encontros que o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, fará até o final de agosto em diversas cidades catarinenses, o jantar oferecido na noite desta quarta-feira, dia 29, no restaurante do Sesc, pelo presidente do Sindilojas de Jaraguá do Sul, Ivo Ewald, serviu para a apresentação das ações do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac a lideranças empresariais, autoridades municipais e imprensa jaraguaense.

Breithaupt ressaltou a importância da educação para o futuro do desenvolvimento do país, destacando as ações do Sistema Fecomércio no Estado (são 28 unidades do Sesc e 28 do Senac) e em Jaraguá do Sul, e disse que, por causa dessas atividades, tem sido muito procurado para a instalação de creches. "Estamos sendo muito procurados sobre creches. É uma operação muito diferente daquilo que nós estamos oferecendo na educação infantil, requer muito mais cuidados e atenção. Estamos desenvolvendo um modelo de atuação e pretendemos, em breve, iniciar essas creches nas nossas unidades em que temos espaços e que já temos educação infantil, como aqui em Jaraguá do Sul", afirmou.

O presidente da Fecomércio SC disse que o objetivo do modelo educacional do Sesc é ser a melhor escola de ensino fundamental de Santa Catarina e do Brasil. "Esse é o nosso desafio. Estamos capacitando nossos professores, incentivando no seu aprimoramento e dando a eles uma remuneração digna, porque sabemos que o que os professores recebem aqui neste país é uma lástima. São eles que passam conhecimento para os filhos dos nossos comerciários que vão ser o futuro do país. Por isso estamos investindo na escola em tempo integral, com aulas normais pela manhã e, à tarde, acesso ao esporte e à cultura", disse Breithaupt.

Qualificação

De acordo com o diretor regional do Sesc, Roberto Martins, mais de 12 mil comerciários são atendidos com o cartão-cliente do Sesc em Jaraguá do Sul. A unidade localizada no município, cuja escola modelo foi inaugurada no ano passado, tem 600 alunos no ensino fundamental, dos 900 em sua capacidade máxima, 600 alunos nos cursos de idioma e 1,5 mil alunos nas práticas de atividade física (natação, musculação, ginástica, pilates e dança). O restaurante, que servia 60 almoços, dobrou seu fornecimento desde que foi instalada a cozinha própria (antes era produzida em Joinville). "Estamos desenvolvendo um convênio com a prefeitura de Jaraguá do Sul para a cessão de um terreno no Ribeirão Cavalo, para lá fazermos uma unidade de educação infantil e uma quadra comunitária que atenderá toda aquela região onde vivem pessoas de baixa renda", afirmou Martins.

O diretor regional do Senac, Rudney Raulino, falou que a unidade do Senac atende 1,3 mil alunos em Jaraguá do Sul e que, no ano passado, foram capacitadas 85 mil pessoas em Santa Catarina, em cursos de qualificação, técnicos, pós-técnicos, graduação e pós-graduação. Na modalidade EaD, os cursos de qualificação a distância são oferecidos para todo o país nas áreas de varejo, atacado e saúde, alguns deles gratuitos. "Também sentimos a necessidade de desenvolver o empresário por meio dos programas Senac Varejo, Senac Atacado e Senac Turismo, projeto focado em workshops nas principais atividades, como finanças, mercadológica, gestão estratégica e gestão de pessoas que tem auxiliado muito o micro e pequeno empreendedor, que precisa dessa formação. O feedback que temos tido tem sido muito importante", disse Raulino, que também falou sobre a missão técnica a Nova York, junto com a Fecomércio SC, para a participação na maior feira de varejo do mundo, a Retail Big Show, onde, numa parceria com o consulado norte-americano, os CEOs das principais redes varejistas dos Estados Unidos falam sobre as suas experiências e estratégias aos empresários catarinenses, para que elas possam ser aplicadas aqui.

Bruno Breithaupt também falou dos produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio SC, como as análises econômicas e de mercado desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC, para auxiliar os empresários do setor na tomada de decisões. Destacou também o Fecomércio Shopping, a plataforma de comércio eletrônico destinada às empresas que precisam estar conectadas às novas tecnologias do e-commerce, e falou sobre as mudanças na direção da Fecomércio, apresentando o novo diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior. "Tive a felicidade de me cercar de profissionais e executivos capacitados, e de conseguir reunir nos conselhos da Fecomércio, do Sesc e do Senac, as melhores pessoas. Bons conselheiros, empresários com a visão da necessidade de se oferecer os melhores serviços aos comerciários e na defesa dos interesses da nossa atividade empresarial", disse.

Renalegis SC

Elder Arceno, assessor de Relações Institucionais da Fecomércio, falou sobre o trabalho político que a entidade, sob a diretriz do presidente Bruno Breithaupt, vem desenvolvendo nos últimos anos e que resultou na criação da Renalegis SC nos principais municípios catarinenses, para avaliação e monitoramento de todas as iniciativas parlamentares que, de alguma maneira, impactam nas empresas do setor nas Câmaras de Vereadores. "O projeto tem por objetivo contribuir com o município com o posicionamento e a análise do setor sobre os projetos em tramitação na Câmara de Vereadores, fortalecendo também a relação da Fecomércio com os sindicatos, na defesa do empresário com ética, independência e transparência, e ampliando a nossa base de representação", disse. Segundo Arceno, dos 571 projetos em tramitação na Câmara de Jaraguá do Sul, nove serão acompanhados pela Renalegis.

O evento contou com a participação do deputado federal, ex-governador e ex-senador Esperidião Amin; do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen; do ex-deputado Udo Wagner, presidente da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul; da presidente da Câmara de Vereadores, Natália Petry; do vice-presidente regional da Fiesc, Celio Bayer; do presidente do CDL de Jaraguá, Eduardo Schiewe; do juiz Edenildo da Silva e do promotor público Aristeu Lenzi, além de lideranças empresariais do município e representantes das unidades do Sesc e Senac.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior