Oeste de SC discute fortalecimento do sistema S e da representação sindical, em reunião de vice-presidência da Fecomércio SC

Atualizado em 08 outubro, 2015

A representatividade sindical foi o destaque da Reunião de Vice-Presidência da Fecomércio SC na região Oeste, realizada em Fraiburgo, na quarta-feira (7). A reunião foi presidida por Francisco Crestani, vice-presidente da Região Oeste, com a participação de representantes dos sindicatos filiados e membros da diretoria.

Durante o encontro foi apresentado o banco de dados da Contribuição Sindical, que fornece informações financeiras e administrativas sobre a arrecadação sindical. O sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC) será oferecido aos sindicatos com utilização prevista já para 2016. Também foi explicado às lideranças sindicais do Oeste o programa de qualificação de negociadores. O programa é uma proposta inovadora da Fecomércio SC aos Sindicatos, que cada vez mais estarão estruturados para representar os empresários do setor. Com ele, já no próximo ano, os sindicatos aprimorarão os conceitos de sindicalismo com o objetivo de valorizar a atuação coletiva e de representatividade sindical. O programa será permanente e contribui para o envolvimento dos empresários e dirigentes nas negociações sindicais.

Além dos programas foi abordada a necessidade de se ampliar cada vez mais a prestação de serviços e produtos a partir do sindicato. Hoje, além dos serviços de certificação digital e de origem, a entidade já conta com uma extensa carteira de serviços e parceiros capazes de atender aos sindicatos e impulsionar a atuação sindical junto ao empresário. Em breve lançará o Fecomércio Shopping, e para futuros novos projetos virarem realidade será necessário cada vez mais engajamento dos sindicatos e empresários.

Cláudio Padilha, presidente do SINCOF e anfitrião do encontro, chamou atenção para a necessidade de ampliar os serviços próprios da entidade: “A Fecomércio SC oferece muitos serviços e ao longo dos anos houve um crescimento. Agora é hora de criarmos nossos serviços e produtos. Para você fazer uma mudança, é preciso união e alinhamento de ideias”, concluiu.

A atuação da Federação com SESC e SENAC resulta em um sistema de benefícios para empresários, sindicatos, trabalhadores do comércio e a sociedade catarinense. Durante a Reunião de Vice-Presidência do Oeste, representantes da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, da Prefeitura Municipal, do governo do estado e empresários da região puderam conhecer as ações na educação e na preparação para o mercado de trabalho do SENAC, e os benefícios oferecidos pelo SESC na região. Esse trabalho foi reconhecido pelo governo de Santa Catarina na reunião: “Queremos nos aproximar dos representantes do comércio, que hoje é a mola propulsora da nossa economia. O serviço do SESC e do SENAC é uma extensão do serviço público, mesmo não sendo público”, afirmou Ivair Ceron, representante do governo catarinense. Para o Diretor Executivo da Fecomércio- SC, José Aragão Júnior o sistema S realiza um trabalho com excelência e de extrema importância na educação, “ uma criança que entra com dois anos na creche do SESC, ela tem a chance de sair pós-graduada do SENAC”, ressaltou.

A vinda da equipe da Fecomércio SC e do Vice-Presidente da região a Fraiburgo possibilita aos diretores e representantes dos sindicatos filiados alinhamento e aproximação, já que geograficamente é a maior Região do estado. "Esse encontro foi muito positivo. Valorizou nossa microrregião, um pouco distante das outras cidades da nossa Vice-Presidência oeste. Hoje recebemos representantes de vários municípios próximos de Fraiburgo”, explicou Cláudio Padilha, anfitrião da Reunião.

Para Francisco Crestani, a realização dos encontros fortalece os sindicatos locais: “Aqui temos três grandes cidades, Fraiburgo, Videira e Caçador e a Federação se faz presente nessa região, estreitando o relacionamento com empresários e filiados e dialogando com o poder legislativo e executivo. Hoje, todos os assuntos discutidos têm sua importância, mas posso destacar as apresentações das parcerias da Fecomércio SC”, destacou Crestani.

Crédito: Jeruza Malinoski