Emprego: Outubro registra pior índice desde 2007

Atualizado em 25 novembro, 2015

A taxa de desemprego do mês de outubro no país chegou a 7,9 %, alta mensal em relação a setembro (7,6%). Esse resultado aponta uma elevação quando comparado a outubro de 2014 (4,7%), chegando muito próximo a taxa mais alta desde 2007 (8,7%). Os dados foram divulgados na pesquisa realizada pelo IBGE.

Essa elevação observada no mês de outubro de 2015, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, está fortemente relacionada com a retração econômica nos últimos meses, a queda dos índices de confiança empresariais e as perspectiva de recessão em 2015.

Índice de população desocupada bateu recorde histórico

O rendimento médio dos trabalhadores foi estimado em R$ 2.182,10. A renda caiu em ambas as comparações: -0,6% frente a setembro e -7,0% em relação a outubro de 2014. A população desocupada, cerca de 1,9 milhão de pessoas – aquelas pessoas que não tinham trabalho, em um determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, ficou estável em setembro e subiu 67,5% em relação a outubro, chegando a mais 770 mil pessoas em busca de trabalho.Na comparação anual, essa foi a maior variação percentual da população desocupada na série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, iniciada em 2002.

A população ocupada, que hoje registra mais de 22 milhões de pessoas com emprego ou que estavam empregadas,recuou em ambas as comparações: -1,0% em relação a setembro e -3,5% frente a outubro de 2014. Esses fatores retraem a demanda por trabalho por parte das empresas e podem ser visualizados no número reduzido de criação de vagas e nos investimentos.

"A massa salarial, que se refere a quantidade de recursos disponíveis para consumo imediato sem o auxílio do crédito, voltou a apresentar os mesmos resultados de 2012. Ambos indicadores se refletem no volume de vendas reduzido", avaliou Luciano Cordóva, Analista Econômico da Fecomércio SC. Ainda enfatizou a queda nas vendas (-3,3%), entre janeiro e setembro de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.