Visitas técnicas na maior cultura de varejo do mundo trazem inspiração aos empresários

Atualizado em 12 junho, 2020

Um dos maiores ícones do varejo de luxo, a Ralph Lauren foi a primeira parada do grupo de empresários e gestores catarinenses que integram a Missão New York, realizada pelo Senac SC em parceria com a Fecomércio SC​. Até a próxima quinta-feira (21), a delegação faz visitas técnicas nas referências do atacado e varejo global, compartilha experiências em workshop e participa da Retail Big Show, convenção mais conceituada do varejo mundial, em Nova Iorque.

O roteiro da equipe do varejo pela Big Apple passou pela grife Ralph Lauren, a famosa cadeia de confeitaria Magnolia Bakery, a loja de departamentos de luxo Bloomingdales, ABC Carpet & Home e REI. A novidade nesta edição foi a programação direcionada ao público de atacado e supermercadista, com visitas ao Walmart, Best Buy e Petsmart.

Ter insights de novos modelos de negócios, apropriar-se de tendências, estratégias de gestão e compartilhar conhecimento na maior cultura de varejo do mundo. Esta deve ser a rotina da delegação catarinense nos próximos dias.

Ícone de estilo

Da primeira visita à grife americana, o empresário Rodrigo Schuhmacher, presidente do Sindilojas de São Bento do Sul e Campo Alegre, destaca o relacionamento diferenciado com o cliente, o branding e a questão da personalização. ​ ​

A Ralph Lauren não vende produto, vende um estilo de vida. Essa é a essência da empresa. Esta loja é modelo no mundo, a única que recebe todos os produtos para revenda. É tudo grifado: desde roupas, calçados, decoração, tapete, travesseiro e lustres. É possível montar toda casa com peças da marca. Além de ter salas vip para atendimento com hora marcada, os colaboradores recebem treinamento sobre a forma de se relacionar com os clientes. Alguns atendem 2 a 3 gerações da mesma família”, afirma Schuhmacher.

​A organização do ambiente é outro aspecto de diferenciação na estratégia comercial da RL, que transforma a ida a loja em uma experiência. “A Ralph Lauren mudou o mundo do varejo, apresentando produtos em expositores e em sessões diferenciadas. As peças em promoção, por exemplo, são tratadas com o mesmo respeito que as outras, não são colocados em cestos ou em pilhas. Diariamente, os floristas repõem as flores de todas as salas e a grande maioria dos ambientes é reestilizada duas vezes ao ano”, finaliza.

Rede Petsmart


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Já nas visitas do grupo de varejo, a rede Petsmart deve servir de inspiração, visto que este modelo de negócios é pouco explorado por aqui, embora o mercado pet brasileiro seja um dos maiores do mundo. A rede oferece produtos e serviços diferenciados para animais de estimação, como hospedagem, creche, beleza e higiene. Maior rede do segmento nos EUA, o grupo está presente no Canadá, México e Porto Rico, com mais 1000 lojas em 165 cidades.
 

Tendências do setor

Nesta sexta-feira (15), o especialista em varejo internacional, professor Dr. Marc Knoppe, da Universidade de Ingolstadt, da Alemanha, ministrou um workshop sobre os fatores de sucesso do varejo alemão, proporcionando um benchmarking para os empresários brasileiros.

A partir de domingo, a delegação participa do NRF Big Show​, vitrine das principais tendências e soluções para o varejo global. Serão 4 dias de palestras com renomados líderes mundiais sobre novos formatos e comportamentos de compra, apresentação de cases de sucesso e feira de tecnologia, onde as marcas expõem ferramentas e inovações direcionadas para o comércio. No ano passado, o evento contou com a participação de 33 mil pessoas de mais de 80 países, reunindo principalmente executivos tomadores de decisão.

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