Metade dos consumidores em Criciúma deve ir às compras de material escolar no início de fevereiro

Atualizado em 01 fevereiro, 2016

As compras de material escolar no sul do Estado devem aquecer o comércio na primeira semana de fevereiro. Com o segundo maior tíquete-médio em Santa Catarina, Criciúma (R$ 268,23) só perde para Itajaí (R$ 291,41), enquanto o gasto estadual está previsto em R$ 250,66. Embora uma parcela já tenha efetuado as compras (47,2%), boa parte dos consumidores pretende ir às lojas no início do mês (51,2%), conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL SC, que traça o perfil do consumidor e traz o resultado de intenção de compras para o período. 
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"A pesquisa de volta às aulas de 2016 revela que o consumidor optará por estratégias que tragam economia, como pesquisar preços em várias lojas, procurar promoção e descontos. Contudo, ele não pretende abrir mão da qualidade do produto. O empresário terá que buscar o equilíbrio entre preço atrativo e qualidade para conquistar o cliente neste cenário de retração”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs, “os lojistas estão encontrando clientes muito exigentes, comparando a qualidade e os preços. A captação e fidelização dos pais de alunos têm sido um exercício desafiador, exigindo muita inteligência e matemática”, considera Tauffer.

O comércio de rua (papelaria e livrarias) lidera o local de compra de preferência dos consumidores (92,7%), bem à frente dos supermercados (6,6%). Para encontrar a melhor opção, mais de 50% dos catarinenses entrevistados afirmaram que pretendem circular em vários estabelecimentos; em Criciúma 55,1% também devem adotar a pesquisa de preço.

A principal forma de pagamento deve ser em dinheiro (62,8%), seguido pelo parcelamento no crediário (20,9%) e no cartão de crédito (14%). O selo de qualidade (52,2%) e preço (42,5%) são quesitos levados em conta na hora da compra. Para atrair o consumidor, os estabelecimentos podem fazer promoções dos produtos (41,2%) ou desconto para mais de um estudante (31,2%).

Segundo 64,1% dos pais/responsáveis, os filhos/dependentes acompanham a compra e influenciam nas decisões (71,8%), mas 65,8% não estariam dispostos a pagar mais caro para agradá-los. O levantamento realizado pelas duas entidades em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages mapeia o comportamento de consumo e as demandas neste período para orientar os comerciantes nas estratégias de venda e controle de estoque, além de subsidiar com dados para futuros investimentos ou cortes.

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