Sistema Fecomércio SC reabre os trabalhos da Câmara Empresarial de Turismo

Atualizado em 05 maio, 2016

Durante a programação da Feira Internacional da Economia do Mar (FIMAR 2016),dia 05, a Fecomércio SC reabriu os trabalhos da Câmara Empresarial de Turismo na presença massiva dos membros, entidades parceiras e integrantes do trade turístico do Estado, anunciando a carta de aceite da European Bolting Industrie (EBI), para a produção de uma pesquisa específica para o setor náutico catarinense.

A parceria entre a Fecomércio SC e a ACATMAR junto a EBI produzirá a primeira pesquisa do setor náutico no Brasil. O estudo pioneiro vai levantar dados da cadeia produtiva da economia do mar envolvendo do setor de comércio, serviços e turismo, através de uma metodologia reconhecida internacionalmente com intuito de avaliar a competitividade da economia do mar no Estado.

A reunião contou com a presença do presidente do conselho nacional de turismo da CNC, Alexandre Sampaio, e do presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

Feiras Itinerantes no Estado

Após muito debate e solicitações do trade turístico catarinense, a Federação apresentou os pontos divergentes do decreto 366/2015, publicado em 2015, que busca restringir a propagação das "Feiras do Brás" e formatos semelhantes que oneram os municípios e o comércio local.

A entidade apresentou à Câmara a possibilidade de alteração do decreto, sem que se retroceda na conquista do comércio. A Fecomércio reforçou o trabalho realizado com junto à FECAM – Federação Catarinense de Municípios, que resultou na Cartilha de orientação dos municípios e empresários a respeito do impacto negativo de algumas feiras no Estado. No documento das entidades, consta a sugestão de critérios às feiras que serão abrangidas pela restrição em SC.

"Esta demanda histórica do setor do comércio catarinense significou uma importante conquista do setor e vem sendo amplamente debatido pelo setor turístico catarinense, sobretudo os eventos, alegando que desde a publicação do decreto o setor tem experimentado perdas da ordem de 60% com o cancelamento de feiras em virtude da obrigação de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS", ressalta o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Moritz.

A proposta da Fecomércio, reforçada pelo trade turístico presente, é de inclusão do parágrafo único no art. 253 do Anexo 6 do RICMS do Estado de Santa Catarina prevendo a exclusão de cumprimento da obrigação, prevista no inciso VII , das feiras anexas ou realizadas em função de eventos estimulados, promovidos ou apoiados pelo município – desde que os produtos, bens e serviços oferecidos na feira se relacionem diretamente com o ramo da atividade do evento – e das feiras de artesanato por associações civis, devidamente autorizadas pelo município.

A entidade continuará articulando em nome do trade turístico, possíveis alterações a decreto junto a Secretaria da fazenda, reafirmando a conquista dos empresários do comércio e retomando a competitividade do setor turístico catarinense.

Acesse na íntegra a Cartilha de orientação sobre a regulamentação das Feiras Itinerantes ​

Programa SENAC Turismo e ações do SESC para o setor

O programa SENAC Turismo, apresentado pela Diretoria de Inteligência e Inovação da entidade, busca consolidar o SENAC/SC como a instituição referência na construção e apoio a projetos estruturantes para o desenvolvimento do Turismo, estabelecendo sua posição de credibilidade no segmento turístico nacional, por meio da aplicação das boas práticas de sustentabilidade no âmbito econômico, ambiental, pedagógico, cultural e social.

O PSTG – Programa SENAC Turismo e Gastronomia apresenta ferramentas estratégicas para o desenvolvimento de processos gerenciais e operacionais na promoção do desenvolvimento sustentável e competitivo dos destinos e equipamentos turísticos e da gastronomia de Santa Catarina. Por meio de consultorias, assessorias técnicas e soluções personalizadas, conscientiza e orienta os gestores públicos e privados sobre as melhores práticas para o desenvolvimento de seus negócios, além de qualificar e aperfeiçoar os colaboradores.

Como ações resultantes do programa do SENAC SC, estão a construção dos Planos Municipais de Turismo das cidades de Balneário Camboriú e Blumenau​ e a Consultoria para roteirização da Rota da Cerveja do Vale Europeu​.

Já o SESC SC apresentou aos membros da Câmara de Turismo as ações realizadas junto aos comerciários. Um dos principais diferenciais da entidade e que também pode ser considerado ponto forte, é a atuação em cinco áreas distintas: saúde, lazer, cultura, educação, assistência.Essa diversificação de segmento possibilita atingir públicos distintos nos projetos e ações sistematizadas. Atualmente são 301.290 clientes ativos com cartão SESC.

Na área do Turismo, o elemento social do SESC é reforçado no emissivo, receptivo e hospedagem. O primeiro possibilita nas 27 unidades um grande intercambio de grupos de turistas dentro e fora do Estado. Em 2015 foram atendidas mais de 14 mil pessoas, realizadas mais de 500 viagens e passeios para todas as regiões turísticas do Estado.