Sistema Fecomércio SESC| SENAC vivencia inovação no Vale do Silício

Atualizado em 12 junho, 2020

Uma semana de imersão em tecnologia e inovação. Entre os dias 14 e 21 de maio, a comitiva do Sistema Fecomércio SC SESC | SENAC – formada pelos diretores e técnicos das três casas – e doze empresários visitaram as empresas mais renomadas quando se fala em mundo digital.

A primeira edição da Missão Vale do Silício oportunizou a vivência na cultura high tech da região e abriu possibilidades de parcerias comerciais e de investimentos aos empreendedores brasileiros.

“Inovação e empreendedorismo são marcantes no dia a dia e nos surpreendeu a forte presença de jovens em cargos de extrema importância nas empresas. Buscar esses exemplos, como o fomento de parcerias privadas que possibilita às universidades americanas investirem em pesquisa, valorizando a educação e incentivando a inovação, será nossa missão em Santa Catarina”, enfatiza Bruno Breithaupt, presidente do Sistema Fecomércio SESC|SENAC.

Galeria de Fotos: Acompanhe a Missão Técnica Vale do Silício

Vale do Silício: Pequeno território na região sul de São Francisco, o Vale do Silício abriga o maior aglomerado de empresas de tecnologia do mundo. O local foi criado na década de 1950 buscando fomentar inovações científicas e tecnológicas no entorno da Stanford University, considerada umas das melhores universidades dos EUA. 

Durante a visita à Stanford, a comitiva participou de uma sessão com pesquisadores brasileiros participantes do programa Ciência Sem Fronteiras e conheceram os projetos em desenvolvimento.

"Qualquer ação em pesquisa e sua forma de aplicação nos inspira, pois implica nos propósitos que buscamos por meio do nosso modelo de gestão de excelência, com melhorias contínuas. A educação muda a realidade do indivíduo e do meio no qual ele está inserido. Desenvolve econômica e socialmente as regiões e o resultado é um status de vida melhor para este indivíduo e para a cadeia produtiva ao seu redor”, analisa o diretor regional do SENAC em Santa Catarina, Rudney Raulino.

Para o Diretor de Administração e Finanças do Sesc em Santa Catarina, Adolfo Willian Oldemburgo, a missão técnica Vale do Silício oportunizou conhecer vários conceitos e práticas de gestão,inovação e empreendedorismo nas empresas, aliados ao foco principal delas, a tecnologia. Durante as visitas também foram apresentados a jovens brasileiros com cases de sucesso, tanto empresários, como empregados, que vislumbraram em épocas passadas a 'meca dos negócios em tecnologia".

"Sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho, portanto sonhe grande. Assim é o Vale do Silício, lugar de empreendedores que sonham grande e com isso constroem e expandem suas empresas”, reflete Oldemburgo.

O diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Júnior, falou sobre a vivência durante uma semana, no maior polo mundial da tecnologia, que proporcionou troca de experiências e conhecimentos na área.

"Voltaremos para o Brasil levando ricas informações de mentes brilhantes, entre eles – e que nos chamou atenção- muitos brasileiros que vivem no Vale do Silício. Vivenciamos exemplos de inovação que vão inspirar novos projetos", avalia Aragão.

Boom de inovação e tecnologia

Nasa

Um dos principais centros de pesquisa aeroespacial da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) também fez parte do roteiro. Os participantes estiveram na NASA Research Park, uma instalação de testes e centro de pesquisas, onde puderam conhecer o maior e mais moderno simulador de voo e assistir a um teste ao vivo.

Chamou atenção da comitiva as diversas parcerias firmadas com as empresas privadas, fomentando o desenvolvimento dos programas espaciais. São inúmeros projetos que recebem investimentos, recursos humanos e a expertise, resultando na criação de tecnologias extremamente avançadas.

“A missão abre nossa mente para um universo infinito de possibilidades. Quando saímos do nosso escritório conseguimos realizar o quanto ainda podemos nos desenvolver e criar tecnologias e inovação para nossos clientes. Muitas ideias e grandes desafios”, destaca o empresário Wagner Muller.

LinkedIn

Com dez anos de funcionamento, a maior rede social profissional do mundo já engajou mais de 450 milhões de clientes, revolucionando o jeito de fazer contratações e currículos para o mundo virtual.

Netflix

A gigante que revolucionou a maneira de assistir televisão, através de streaming, já conquistou mais de 75 milhões de assinantes em cerca de 130 países. Os números colocam a provedora à frente da Apple, quando comparada a razão entre faturamento e número de funcionários.

Para o professor e responsável técnico da Missão no SENAC, Thiago Marques, o modelo de trabalho rompe paradigmas. Não há hierarquia entre os colaboradores, horários a serem cumpridos, nem processo internos muito menos orçamento.

“Se um colaborador precisa de um computador novo, ele mesmo pode realizar a compra com a verba da empresa, sem ter que justificar. Eles acreditam muito na maturidade dos funcionários para sustentar o modelo de gestão livre que a empresa possui.

A Netflix é extremamente focada em seus objetivos e isso resulta na excelência do produto entregue ao consumidor”, afirma. A preocupação com o capital intelectual é algo bastante evidente na gestão da Netflix, que tem uma política de remunerar seus talentos, sempre, com o topo do mercado.

Apex

Além do Netflix, a comitiva do SENAC Santa Catarina visitou a Apex, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento. O trabalho da Apex é promover produtos e serviços brasileiros no exterior atraindo investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Badgeville

A Startup trabalha com processos do gênero para ferramentas de atendimento aos clientes ou funcionários da empresa, buscando engajar pessoas em atividades de interesse comum, por meio da gamificação. Atualmente eles são responsáveis por todo processo de engajamento de plataforma de suporte em fóruns da Apple. Apesar de nova, a empresa cresceu rapidamente e atualmente é referência mundial nessa área.

Airbnb

Localizada em São Francisco, a empresa busca conectar pessoas às experiências de viagens únicas, com preços variados em mais de 34 mil cidades e 191 países. Hoje a empresa é um mercado comunitário confiável para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações ao redor do mundo.

Com foco na gestão, os criadores se importam muito com o apoio as pessoas que alugam as casas e dão suporte até mesmo para definir o preço dos aluguéis.

Plug & Play

Famosa no Vale do Silício, a Plug & Play é uma aceleradora de negócios com foco em parcerias com grandes empresas do segmento da tecnologia da informação, através de um pagamento da taxa de afiliação para ter acesso às startups que surgem. O objetivo é quem sabe incorporar, ou até comprar, as empresas que estão surgindo. Dropbox e Paypal são alguns exemplos. A comitiva do SENAC presenciou a sessão de pitchs, espaço para as startups apresentarem suas ideias para um grupo de investidores em 2 a 3 minutos.

"Durante a visita foi possível acompanhar 6 pitchs e deu para perceber como as empresas do Vale do Silício comunicam os seus projetos e como eles fazem networking para conseguir investimentos para seus negócios”, explicou o técnico do SENAC, Thiago Marques.

Draper University

A Universidade Draper é um programa líder no Vale do Silício voltado para jovens empreendedores, com idade entre 18 e 28 anos, que tenham ideias de impacto local. O objetivo é, em sete semanas, ensinar empreendedorismo de forma vivencial.

A Draper, que foi fundada por Tim Draper, um capitalista de risco muito famoso naquela região, conta com um andar todo só para escritórios de investimentos de risco. Há um espaço para coworking e, no porão da universidade, a maior aceleradora de bitcoin e realidade virtual dos EUA.

*Curiosidades

– A comitiva visitou a Googleplex, campus onde fica o Google, a icônica garagem onde Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a Apple, em 1976 e a garagem onde foi criada a HP (Hewlett Parckard). O almoço foi no campus da NASA.

– Em uma casa, localizada a poucos minutos de empresas mundialmente famosas, a SiliconHouse hospeda empresários, executivos, investidores, professores, estudantes ou apenas os entusiastas de inovação, que buscam a casa com o objetivo de experimentar, aprender e tomar de volta os valores e as oportunidades dentro e fora do Vale.

– Fundada em 1891, Stanford University, formou empreendedores como o Larry Page (Google) e David Packard (HP). Stanford se destaca por atrair as mentes mais criativas e por impulsionar a criação de dezenas de startups de tecnologia a cada ano. A universidade, aliás, é uma das mães da internet. Na década de 1970, era uma das quatro instituições americanas ligadas ao sistema ARPANET, considerado o percursor da internet.

– A NETFLIX surgiu no final da década de 90 como um serviço de entrega de DVDs pelo correio e conta, hoje, com dois mil colaboradores.

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília