Peso da carga tributária induz perda de competitividade, aponta Fecomércio SC

Atualizado em 21 setembro, 2016

O Brasil fechou 2015 com carga tributária de 32,66% do PIB, a maior desde 2013, reflexo da recessão da economia no ano, segundo a Receita Federal. Apesar da queda real na arrecadação, a representatividade da carga tributária aumentou no ano passado, somando R$ 1,928 trilhão. Como o PIB recuou 3,8%, o valor arrecadado passou a ter mais peso em relação ao produto.

O peso da carga tributária induz a perda de competitividade do Brasil, conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O que se paga de tributação no Brasil é mais do que a média dos demais países, inclusive dos pares da América Latina, enquanto que o retorno esperando por meio dos serviços públicos, como saúde e educação, permanecem precários. Por isso, a Federação defende uma reforma tributária, medida indispensável para a retomada do crescimento econômico sólido do Brasil”, comenta.

Indicadores sociais impactam na nota de SC em ranking de competitividade

Segundo o empresário, a maneira como se arrecada impostos no Brasil é burocrática e onerosa: “É necessário um novo modelo que respeite os princípios da boa tributação: transparência, justiça, equidade, simplicidade e universalidade, além de sempre observar a capacidade contributiva dos cidadãos e das empresas”.

Os dados divulgados pela Receita Federal divergem de estudos feitos por outros institutos com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que aponta o índice de 35%. 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior