Empresários vivenciam as boas práticas na gestão do varejo e atacado em NY

Atualizado em 12 junho, 2020

Comitiva da Missão Técnica visitou empresas referências do segmento

Nova York abriga lojas que agradam os mais variados estilos e bolsos. Conhecida como a capital do consumo, a cidade é reduto de tendências no varejo e atacado que inspiram empresários do mundo todo. E a cada Missão, a comitiva catarinense tem a oportunidade de explorar as boas práticas americanas durante as visitas técnicas que aconteceram no último dia 12.

Acesse a galeria de fotos

Com 20 anos de mercado a confeitaria Magnolia Bakery, famosa mundialmente pelos tradicionais cupcakes, recebeu a comitiva de empresários da Missão NY, realizada até o dia 20 na Big Apple. O know-how de duas décadas vem contribuindo para o sucesso do negócio, mas o diferencial pode ser encontrado no interior da loja e nos pequenos detalhes que ressaltam a marca e não apenas o produto. No mesmo local onde o cliente consome, são fabricados os doces provocando um apelo sensorial que fideliza o cliente, atraído também, pelo aroma das fornalhas que saem ao longo do dia.

Atendimento

O empresário Carlos Burigo, presidente do Sindilojas de Canoinhas, participa pela segunda vez da Missão Técnica e destaca a preocupação das empresas com a qualidade do atendimento, transformando os vendedores em parte do negócio.

“Nas lojas conceito vemos muito foco no capital humano. As empresas fazem treinamento para que o funcionário conheça a história da empresa e se transforme no porta-voz. Não é diferente nas grandes lojas de departamentos como a Macy's, onde presenciamos uma forte interação do funcionário com a empresa, com paixão pelo que faz, por estar trabalhando ali”, ressalta Burigo.

O roteiro do grupo incluiu a loja de produtos para casa, a Lowe´s, a loja de departamento Macy´s –  que vem se remodelando para atingir a Geração Millennials. A exclusiva loja de doces, Dylan´s Candy Bar e a Anthropologie – famosa pelo conceito de varejo experiência, qualificando a venda de objetos de decoração – também fizeram parte da agenda.

Foco atacadista

Para conhecer as práticas de gestão do atacado americano, outro grupo de empresários visitou a Walmart, Ace Natural, Putul Distribution, Jetro Cash&Carry, Costco eTarget. A experiência oportunizou conhecer os modelos de distribuição para o varejo independente americano, a exemplo do negócio “cash and carry”, aberto para atender a demanda do cliente com horários diferenciados, ofertando produtos frescos com atendimento no food service e varejo.

A empresa Costco, que atua no sistema de cooperativa, oferece a seus membros, mercadorias de qualidade, serviços exclusivos com departamentos especializados e o melhor preço, priorizando a venda em quantidade, embalagens certas e produtos de qualidade.

“Essa troca de informações e o conhecimento de como funciona o modelo do varejo que atende pequenos negócios, nos ajuda a tomar decisão, aperfeiçoar o que já fazemos no dia a dia e trazer inovação para que as empresas possam crescer em faturamento e ter uma saúde financeira”, avalia o vice-presidente de atacado da Fecomércio SC, Amarildo José da Silva.