MERCADO

Setor de serviços tem bom desempenho na geração de emprego em SC no mês de fevereiro

Atualizado em 21 junho, 2018

Com a abertura de 14.858 postos de trabalho formais, Santa Catarina foi o segundo estado que mais criou emprego no Brasil em fevereiro, somente atrás de São Paulo (25.412). Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado excepcionalmente pelo Ministério do Trabalho na quinta-feira (16), os resultados do mês passado colocam o estado como uma das 14 unidades da federação com resultado líquido positivo.

Em janeiro, o estado havia criado 11.284 empregos.  A variação entre os dois primeiros meses foi de 31,7%. Em relação ao mesmo período de 2016, o resultado ganha ainda mais relevância, já que naquele mês o estado havia criado 4.793 vagas. Somando o primeiro bimestre deste ano, Santa Catarina criou 26.142, mais do que o dobro do ano passado (12.004).

Conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os dados apontam uma melhora nas condições de empregabilidade da economia catarinense. “Estes avanços são reflexo, principalmente, da percepção de que a economia brasileira tende a melhorar nos próximos meses por conta da dissipação de boa parte das incertezas políticas. No entanto, é fundamental criar as bases efetivas para essa recuperação econômica, que passa invariavelmente pela aprovação da Reforma da Previdência, além de modernizar a legislação trabalhista e a carga de impostos paga no Brasil”, afirma.

A alta foi puxada pelos setores da Indústria, com 10.903 vagas a mais de emprego, e os Serviços, com 3933. Completam o quadro a Agropecuária, que contratou 1.294 trabalhadores a mais do que demitiu, e a Construção Civil com 487. O único macro setor que demitiu mais que contratou foi o comércio, com um saldo líquido de -1.759 empregos.

Entre os municípios catarinenses, o destaque para o mês de fevereiro fica por conta de Blumenau, com a maior criação líquida de emprego (1.487, sendo a maior parte deles na Indústria), seguido por Jaraguá do Sul (1.004) e Brusque (955). Joinville ocupa a primeira posição com 1.907 postos formais de trabalho criados em janeiro e fevereiro.

“Os dados de fevereiro reafirmam o crescimento da região do Vale do Itajaí; foi a Mesorregião que mais criou emprego no período e com várias cidades em destaque. Isso é fruto da diversificação econômica da região: Brusque destaca-se na criação de empregos na indústria, Itajaí no comércio e Blumenau nos serviços”, comenta o economista da Federação, Luciano Córdova.

Em âmbito nacional, no mês de fevereiro de 2017, o país criou 35.612 postos de trabalho formais, primeiro número positivo em 22 meses.